Secretaria de Meio Ambiente demole construções ilegais no Cantagalo, em Ipanema

Publicado em 25/08/2021 - 08:57 | Atualizado em 25/08/2021 - 12:27
As construções ilegais estavam em área ambientalmente protegida - Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Conservação, iniciou nesta quarta feira (25/08) uma operação para demolição de construções ilegais no alto do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Para garantir a segurança aos fiscais ambientais, policiais da UPP Pavão-Pavãozinho ocuparam os acessos à comunidade.

Cinco construções — ainda em fase inicial, que teriam até três andares — foram alvo de embargos e notificações por estarem sem nenhuma licença ou autorização do poder público, além de estarem localizadas em área não edificante.

– Essas construções em área ambientalmente protegida representam risco ao Meio Ambiente e à comunidade, às pessoas. Não podemos permitir que avancem e, portanto, atuaremos rigorosamente defendendo a sociedade desses crimes – afirmou Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente.

Fiscais do Meio Ambiente constataram a retirada de vegetação de Mata Atlântica no costão rochoso no local, apresentando sérios riscos de desabamentos e deslizamentos, com grave ameaça de dano e lesão à comunidade.

Devido ao difícil acesso, as demolições estão sendo realizadas manualmente, através de operários com marretas e marteletes portáteis.

A ação contou, ainda, com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul. A região tem sido alvo de diversas operações de combate a construções ilegais pela Prefeitura do Rio.

• 25 de agosto de 2021