Rio lança mapa online que mostra importância dos mangues no enfrentamento das questões climáticas

Publicado em 05/06/2024 - 15:06 | Atualizado
Portal Manguezais Cariocas localiza e mostra a biodiversidade do ambiente - Vladimir Fernandes/SMAC

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado nesta quarta-feira (5/6), o portal Manguezais Cariocas. O projeto apresenta um grande georreferenciamento para todos os manguezais da cidade, com localização e característica de cada ambiente.  A plataforma traz também diversas informações sobre Áreas de Preservação Permanente.

O projeto desenvolvido com ações do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e dos Programas de Monitoramento da Cobertura Vegetal de Biodiversidade, da Secretaria de Meio Ambiente, tem o objetivo é divulgar conhecimento e contribuir para construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento às mudanças climáticas.

– Além de serem protegidos por lei por causa de sua grande diversidade biológica, os manguezais contribuem com a prestação de diversos serviços ambientais. Um exemplo é que eles reduzem a vulnerabilidade da cidade aos impactos no ambiente costeiro devido aos eventos climáticos extremos, como alterações na temperatura e ocorrência de ciclones e tempestades – explica Eliana Cacique, secretária de Meio Ambiente e Clima.

A ideia da plataforma Manguezais Cariocas é dar início a uma série de iniciativas online sobre os trabalhos que a Gerência de Planejamento e Proteção Ambiental vem acumulando, ao longo dos anos, sobre a cobertura verde da cidade do Rio de Janeiro.

– Os mangues funcionam como berçários e ‘pontos de parada’ para uma infinidade de espécies residentes e migratórias. Eles também possuem alta capacidade de sequestro e estoque de carbono, essenciais para amenizar os efeitos das mudanças climáticas globais. Os manguezais são fonte de recurso alimentar, trabalho e renda para diversos grupos sociais e populações tradicionais que mantêm relações diretas e sustentáveis com esse ecossistema nos seus modos de vida – afirma Vladimir Fernandes, gerente de planejamento e proteção ambiental.

O site foi construído a partir do SIURB RIO (Sistema Municipal de Informações Urbanas) e pode ser acessado por este link.

• 5 de junho de 2024