Programa de reflorestamento da Prefeitura do Rio plantou mais de 360 mil mudas nos últimos três anos

Publicado em 15/12/2023 - 09:35 | Atualizado
A Serra da Posse, na Zona Oeste, passará pela ampliação da área de mata para 950 mil metros quadrados - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio tem investido na implantação de parques urbanos e reflorestamento, em projetos que aumentam a cobertura vegetal na cidade e ampliam o conforto térmico da população. O mapa do calor do Rio, divulgado recentemente, mostrou que as zonas Norte e Oeste são as regiões que mais sofrem com as altas temperaturas. Por isso, as principais ações estão sendo desenvolvidas nessas áreas.

O Rio de Janeiro é a única grande cidade do Brasil com programa de reflorestamento permanente. Foram 10 milhões de mudas plantadas desde 1986, o equivalente a 3.600 campos de futebol. Só o programa Refloresta Rio, por exemplo, já plantou 366 mil mudas desde 2021.  De janeiro a novembro deste ano, foram mais de oito mil árvores em ruas do município, sobretudo nas regiões de Deodoro, Santa Cruz, Barra e Jacarepaguá.

Confira as principais ações da Prefeitura do Rio com o objetivo de ampliar as áreas verdes da cidade e, assim, melhorar a qualidade de vida dos cariocas:

Serra da Posse

A nova floresta da Posse passará pela ampliação da área de mata para 950 mil metros quadrados, o equivalente a 95 campos de futebol, com a recuperação dos mananciais e ações de proteção da fauna e flora nativa. Houve o plantio de 62 mil mudas de mais de 100 espécies diferentes da Mata Atlântica numa área de 31 hectares. Para reflorestar toda a Serra da Posse, que abrange os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos, falta plantar mais 160 mil mudas, aproximadamente,  numa região de 63 hectares.

Parque Pavuna

Com 17 mil metros quadrados, o Parque Pavuna, na Zona Norte, terá uma praça molhada de 265 metros quadrados e uma torre de 22 metros, oferecendo frescor para os frequentadores, além de horta e o plantio de 320 árvores nativas da Mata Atlântica.

Parque Piedade

Construído no terreno da antiga Universidade Gama Filho, o Parque Piedade terá uma horta urbana, praça molhada com cachoeira artificial, numa área total de 18 mil metros quadrados. Além disso, contará com áreas de lazer, quadras e centro cultural, esportivo e educacional.

Parque Rita Lee

A antiga Via Olímpica, Na Barra da Tijuca, está sendo transformada num parque, que terá 136 mil metros quadrados. A criação de um bosque e uma esplanada arborizada voltada para a Lagoa de Jacarepaguá prevê o plantio de 974 árvores e 32 mil arbustos, além de uma área molhada de 1,2 mil metros quadrados.

Parque Susana Naspolini

As obras do parque, em Realengo, prevêem o plantio de 3,7 mil árvores, o equivalente a nove campos de futebol, um bosque com 11,2 mil metros quadrados, hortas e pomares, além de um espelho d’água e jardins aquáticos. O destaque do parque, que terá 77 mil metros quadrados, será um conjunto de torres que irão aspergir gotículas de água para espantar o calor.

Parque Oeste

Em Inhoaíba, o parque terá 234 mil metros quadrados. Está previsto o plantio de 11 mil mudas, reflorestamento de 61,8 mil metros quadrados, além da preservação do verde local. O projeto prevê também soluções de conforto térmico para os frequentadores, como chuveiros cascata, escadas d´água e piscina.

Cada Favela, uma Floresta

Em 2024, a Prefeitura do Rio irá implantar o programa Cada Favela, uma Floresta, que buscará promover um ambiente ecologicamente correto, com foco na construção de florestas e restauração no ambiente das comunidades. Vinte territórios da cidade serão beneficiados pela ação, que buscará prevenir e controlar a ocupação em áreas de risco e recuperar áreas degradadas, gerando melhorias no microclima das comunidades e na qualidade do ar e da água, além de incentivar a eficiência energética e promover a segurança alimentar.

• 15 de dezembro de 2023