Programa Cuidar da Cidade chega à Tijuca para atender aos chamados da Central 1746

Publicado em 14/03/2019 - 14:38 | Atualizado em 15/03/2019 - 12:57
Projeto "Cuidar da Cidade" na TijucaFoto: Maurício Val/Prefeitura do Rio

O prefeito Marcelo Crivella acompanhou, nesta quinta-feira (14/03), na Praça Afonso Pena e seu entorno, na Tijuca, as ações do programa “Cuidar da Cidade”. O mutirão de zeladoria, criado no início de 2019, já solucionou mais de mil chamados feitos pela população por intermédio da Central 1746 em outros cinco bairros. Na Tijuca, são 311 chamados que serão atendidos nesta etapa. Entre as intervenções, estão poda de árvore, limpeza de bueiros e ralos, tapa-buraco e reforço na sinalização de trânsito.

Prefeito acompanha ações do "Cuidar da Cidade" na Tijuca
Foto: Maurício Val/Prefeitura do Rio

“Nós dividimos a Tijuca em quatro áreas, e a primeira é a praça Afonso Pena. Estamos podando as árvores, limpando os bueiros, trocando lâmpadas, consertando os bancos e os brinquedos, fazendo um grande trabalho de mutirão. Também estamos tentando dar acolhimento a uma população de rua. Nós vamos continuar atendendo aos chamados do 1746, fazendo todos os serviços necessários no bairro da Tijuca”, afirmou Crivella.

Moradora da Tijuca há 3 anos, a professora Patrícia de Carvalho, de 48, acredita que, com a poda de árvores e a troca de lâmpadas, a praça Afonso Pena ficará mais iluminada, o que aumentará a segurança.

Projeto "Cuidar da Cidade" na Tijuca
Foto: Maurício Val/Prefeitura do Rio

“Esses serviços contribuem para a segurança porque, quando o local fica claro e organizado, inibe um pouco. Eles (bandidos e usuários de drogas) vão procurar outros lugares, mais escuros. Mas é preciso um serviço constante e não apenas paliativos”, disse Patrícia.

Programa “Cuidar da Cidade” mobiliza diversos órgãos municipais

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que mobiliza diversos órgãos municipais. São eles: Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Comlurb, Rio Águas, CET-Rio, Rioluz e Fundação Parques e Jardins, entre outros.

Projeto "Cuidar da Cidade" na Tijuca
Foto: Maurício Val/Prefeitura do Rio

Projeto é desenvolvido pela Secretaria da Casa Civil em conjunto com o Centro de Operações e a Central 1746

Criado pelo prefeito Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o Cuidar da Cidade começou nos primeiros dias de 2019. Antes da Tijuca, passou por Ilha do Governador e Rocha Miranda, também na Zona Norte; Santa Cruz e Vila Valqueire, na Zona Oeste; e Leblon, na Zona Sul.

• 14 de março de 2019