Principal trilha do Parque Chico Mendes é recuperada e reaberta ao público

Publicado em 23/09/2022 - 20:11 | Atualizado
O Parque Chico Mendes - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria do Ambiente e Clima, reabriu nesta sexta-feira (23/09) a Trilha da Lagoinha, a principal do Parque Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes. Interditado em 2018 devido aos riscos oferecidos pela queda da galeria de águas pluviais, o local recebeu intervenções da Fundação Rio-Águas. O trabalho durou um mês, apesar de a área ser de difícil acesso para funcionários e maquinário. As equipes fizeram melhorias pontuais no sistema de drenagem, recuperando o trecho danificado.

Além de impactar o funcionamento do parque, a interdição impedia que os visitantes percorressem a trilha completa, que tem nível baixo de dificuldade e duração de 30 minutos de caminhada. O público também não podia se aproximar da lagoa que margeia a trilha.

O vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, destacou o trabalho feito no local e a importância do parque para a cidade:

– A equipe da Rio Águas fez um ótimo trabalho e, a partir dele, estamos devolvendo uma trilha nova em folha para os cariocas e visitantes. O Parque Chico Mendes é uma área de preservação ambiental com muitos atrativos, incluindo as trilhas naturais. Então, tragam a família e venham desfrutar do contato com a natureza.

Cerca de 30 alunos da Escola de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio, participaram do evento, estreando a trilha reformada.

Na reinauguração, que também contou com o apoio da Associação de Moradores do Recreio (AMOR), 105 mudas nativas foram plantadas, e os animais voltaram a circular pelo local. A partir de agora, os frequentadores poderão acessar todo o circuito de trilhas do parque, e a expectativa é que a média de visitantes, atualmente em torno de 7.500 por mês, aumente. Antes da pandemia o parque chegou a receber 13 mil visitantes por mês.

O parque fica na Avenida Jarbas de Carvalho 679, Recreio dos Bandeirantes.

• 23 de setembro de 2022