Prefeitura promove I Semana das Nações de Matriz Africana do Rio com homenagem a Luzia de Pinta

Publicado em 19/03/2024 - 19:35 | Atualizado em 20/03/2024 - 11:15

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, por meio da Assessoria para Povos e Comunidades Tradicionais, promove até domingo (24/03) a I Semana das Nações de Matriz Africana Luzia de Pinta Rio 2024. A edição homenageia uma africana sequestrada para o Brasil durante o processo escravista, no século XVIII, que resistiu com a força das divindades afro-indígenas no âmbito do Calundu, sendo uma das primeiras sacerdotisas que se tem registro no Brasil. Alguns autores afirmam que foi a primeira experiência do que hoje conhecemos como a Umbanda e o Candomblé.

A realização da I Semana das Nações de Matriz Africana Luzia de Pinta Rio 2024 está alinhada à Lei Federal nº14.519/2023, que institui o 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, além de ser o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial.

O evento tem correalização de Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda, Ilê da Oxum Apará, Instituto Jair de Ogum, Centro de Tradições Afro-brasileiras, Ase Idasile Ode, Instituto MojubAxé, Museu Nacional da UFRJ, Superintendência de Saberes Tradicionais do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Escola Municipal José do Patrocínio, Comissão Organizadora do Xirê dos Ancestrais no Cais do Valongo, Observatório dos Povos de Terreiro, Pacto de Promoção da Equidade Racial, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos – IPN Sítio Arqueológico Museu Memorial; Caminhada pela Liberdade Religiosa do Parque Madureira.

Quarta-feira, 20 de março de 2024
Lançamento da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima – SMAC, o Museu Nacional/UFRJ e as comunidades de terreiro para a ampliação e curadoria da coleção africana e afro-brasileira da instituição bicentenária, patrimônio nacional. A iniciativa também conta com o apoio da Superintendência de Saberes Tradicionais da UFRJ.
Local: Biblioteca do Museu Nacional da UFRJ – Av. Bartolomeu de Gusmão, 600, São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ.

Quinta-feira, 21 de março de 2024
Lançamento da HORTA ANCESTRAL IRAJÁ.
Local: Escola Municipal José do Patrocínio – Rua Gustavo de Andrade, 270, Irajá, Rio de Janeiro/RJ.
Horário: 10h às 12h

Lançamento do I Relatório da Situação Social dos Povos e Comunidades Tradicionais a partir dos dados da etapa 1 do Índice de Desenvolvimento Integral dos Povos e Comunidades Tradicionais da Cidade do Rio de Janeiro – INDEPIT-RIO. A iniciativa com o apoio do Observatório dos Povos de Terreiro e da Superintendência de Saberes Tradicionais da UFRJ.
Local: Instagram da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima – SMAC: @meioambienteclima.rio

II Xirê dos Ancestrais, promovido pela comissão organizadora do Xirê dos Ancestrais (sociedade civil) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima – SMAC.
Local: Cais do Valongo – Patrimônio Mundial. Rua Barão de Tefé, s/n, Saúde, Rio de Janeiro/RJ.
Horário: 16h às 21h.

Sexta-feira, 22 de março de 2024
Lançamento da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima – SMAC e a organização da sociedade civil Pacto de Promoção da Equidade Racial para o desenvolvimento do SELO CARIOCA ESG RACIAL.
Local: Museu Histórico Nacional – Praça Mal. Âncora, s/n – Centro
Horário: 14h às16h

Sábado, 23 de março de 2024
Circuito Histórico da Herança Africana, promovido pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos – IPN Sítio Arqueológico Museu Memorial.
Local: Estátua Merced Baptista, Saúde, Rio de Janeiro/RJ.
Horário: 9h
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/circuito-heranca-africana-ipn/2279840?referrer=www.google.com

Domingo, 24 de março de 2024 (Encerramento)
Lançamento do VALE DO BAOBÁ, em parceria com a Caminhada pela Liberdade Religiosa do Parque Madureira e dentro da programação do Festival Inter-religioso “Cantando a gente se entende”, promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP.
Local: Parque Madureira – Portão 3 (em frente aos Aros Olímpicos).
Horário: 10h às 12h.

• 19 de março de 2024