Prefeitura flagra desmatamento, terraplanagem e aterro de rio, na Rodovia Presidente Dutra

Publicado em 29/03/2023 - 18:24 | Atualizado
Terreno em Irajá é alvo de operação do Meio Ambiente - Divulgação

Uma ação da Secretaria do Ambiente e Clima, da Prefeitura do Rio, em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental flagrou, na manhã desta quarta-feira (29/03), diversos crimes ambientais, como desmatamento, movimentação de terra com uso de máquinas e desvio e aterro de rio. O terreno fica na Rodovia Presidente Dutra 555, em Irajá, Zona Norte do Rio. As intervenções estavam sendo realizadas pela Cooperativa Brasileira dos Transportes Rodoviários Autônomos de Bens Ltda (Cobrascan ). A empresa já tinha sido notificada, intimada e autuada diversas vezes, descumprindo a paralisação da obra.

Secretária Municipal do Ambiente e Clima, Tainá de Paula afirmou que nenhuma drenagem pode ser bloqueada, aterrada ou desviada sem projeto aprovado pela prefeitura, pois pode causar inundações.

– A Secretaria apreendeu quatro tratores no local, e os responsáveis foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, para registro de ocorrência pelos crimes de desobediência às ordens legais e por crime ambiental, de acordo com a Lei de crimes ambientais (9.605/98) – destacou a secretária.

Segundo o coordenador de Defesa Ambiental da SMAC, José Maurício Padrone, as obras já haviam sido embargadas, mas a empresa ignorou todos os autos administrativos:

– Os tratores continuavam trabalhando pontualmente, em dias aleatórios, para ludibriar a fiscalização. Hoje, nossas equipes obtiveram êxito em apreender os tratores e conduzir os responsáveis para a delegacia de Meio Ambiente. Eles responderão pelos crimes ambientais.

As denúncias de crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente e Clima pelo telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24 horas por dia.

• 29 de março de 2023