Prefeitura faz operação para demolir construções irregulares na comunidade Tavares Bastos em Laranjeiras

Publicado em 11/08/2022 - 09:32 | Atualizado em 11/08/2022 - 12:18
A obra irregular estava sendo construída em uma encosta íngreme de Laranjeiras - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio fez uma operação, na manhã desta quinta-feira (11/8), para demolir construções irregulares na comunidade Tavares Bastos, em Laranjeiras. Os trabalhos foram comandados pela Subprefeitura da Zona Sul,  em parceria com a Secretaria Municipal de  Ambiente e Clima (SMAC) e apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM e da Polícia Militar Ambiental.

– Os responsáveis vinham sendo notificados desde o ano passado para paralisar as obras, mas ignoraram todos os embargos. Ao invés de retroceder, eles avançaram com a obra – afirmou o subprefeito Flávio Valle.

Segundo a Secretaria de Ambiente e Clima, as construções estão numa encosta íngreme, sem acompanhamento técnico, causando extremo risco de desabamento numa vila de casas localizada logo abaixo. Os crimes ambientais cometidos no local são supressão de vegetação, corte irregular de talude e parcelamento ilegal do solo, entre outros.

O secretário de Ambiente e Clima e vice-prefeiro da cidade, Nilton Caldeira, acompanhou de perto os trabalhos de demolição e reforçou que esse tipo de investimento não terá um desfecho positivo.

– A secretaria está atenta e tem monitorado as obras irregulares em áreas de proteção ambiental. Nossas equipes vão continuar atuando para combater essas construções, que oferecem sérios riscos à população e danos ao meio ambiente. A Prefeitura alerta, mais uma vez, que não invistam tempo e dinheiro nesse tipo de obra ilegal.

• 11 de agosto de 2022