Prefeitura do Rio faz parceria inédita com Fiocruz para capacitar agentes ambientais

Publicado em 25/10/2022 - 07:00 | Atualizado em 24/10/2022 - 17:57
Cuidado com o meio ambiente - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Uma parceria inédita entre a Secretaria municipal do Ambiente e Clima e a Fiocruz vai permitir a qualificação de agentes ambientais comunitários da cidade. O curso é para quem atua no Centro de Educação Ambiental da pasta, e a ideia é preparar a equipe para desenvolver ações educativas ligadas a questões climáticas em áreas de vulnerabilidade social.

Os 89 alunos terão aulas sobre ecologia, desmatamento, ilhas de calor, aquecimento global, poluição atmosférica, saneamento ecológico, segurança alimentar e educação ambiental climática, entre outras disciplinas. Os agentes vão aprender, por exemplo, a elaborar ações práticas e estratégias pedagógicas para trabalhar esses temas nas comunidades onde atuam.

Os agentes ambientais, que trabalham em locais como Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Salgueiro e Rocinha, vão ter aulas de campo, lúdicas e para problematização, entre outros tipos. Ao fim do curso, os participantes receberão certificado para desempenhar as atividades junto à população, orientando sobre o impacto das mudanças climáticas e sobre a importância de substituir hábitos prejudiciais ao meio ambiente.

O curso, marcado para começar nesta quarta-feira (26/10), terá carga horária de 60 horas, duração de três meses e previsão de formatura em fevereiro.

• 25 de outubro de 2022