Prefeitura do Rio demole dez construções irregulares sobre o túnel da TransOlímpica, na Zona Oeste

Publicado em 27/01/2022 - 14:46 | Atualizado em 27/01/2022 - 14:53
Ação para demolir construções na Transolímpica - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, demoliu na manhã desta quinta-feira (27/01) dez construções irregulares, construídas em área desapropriada pelo município sobre o túnel da via expressa TransOlímpica, na Taquara. A operação contou com a participação do Ministério Público, da Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da Subprefeitura de Jacarepaguá.

Dois tratores foram utilizados na operação, já que existiam fundações e casas construídas, com até dois pavimentos e estrutura para outros andares. As casas estavam sendo erguidas na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca.

Foram demolidas sete fundações e três casas. Três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.

– A Prefeitura do Rio atua duramente para conter estas construções irregulares. A defesa das áreas de proteção ambiental na cidade é prioridade para a Secretaria de Meio Ambiente. Construções irregulares não ficarão de pé – destaca o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

A Light foi acionada para fazer o desligamento da rede elétrica, pois algumas construções já possuíam medidor de energia e outras instalações para furto de energia.

Segundo a Polícia, grupos de criminosos controlam a grilagem das terras na região, demarcam lotes, com piquetes e arames, e aguardam o momento adequado para iniciarem a invasão e construção.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, acompanhou a demolição e informou que a fiscalização vai continuar:

– Assim que recebemos denúncias, encaminhamos às autoridades de investigação para apuração dos responsáveis e podermos abrir processo administrativo. As notificações foram feitas este mês e foi montada essa força-tarefa com mais de 60 agentes e máquinas para a demolição das estruturas ainda em construção.

• 27 de janeiro de 2022