Operação Restauração Prainha-Grumari começa neste sábado

Publicado em 22/01/2021 - 15:53 | Atualizado em 22/01/2021 - 16:09
Uma nova sinalização mostrará aos visitantes a lotação dos estacionamentos dos santuários - Ricardo Cassiano/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal, da CET-Rio e da Subprefeitura da Barra, anuncia uma série de medidas de combate a irregularidades e à desordem pública na Prainha e em Grumari, Zona Oeste da capital, a partir dos primeiros minutos deste sábado (23/01). Uma nova sinalização mostrará aos visitantes a lotação dos estacionamentos dos santuários. Em caso de lotação de 800 vagas (600 em Grumari e 200 na Prainha), uma cancela será fechada, não permitindo mais a entrada de carros aos parques da Prainha e de Grumari. O fechamento pode ocorrer, aos sábados, domingos e feriados, a partir das 8h. A operação da sinalização ficará a cargo da Guarda Municipal, orientada pelos gestores dos parques.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, destaca o caráter especial de Prainha e de Grumari, protegidos por unidades de conservação há 22 anos. Ele acrescenta que os espaços vêm sofrendo bastante com usos totalmente incompatíveis com a conservação. A região conta com registros de quase 270 espécies de aves e expressiva presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica (que só ocorrem naquele local) ou ameaçadas de extinção.

– Prainha e Grumari são parques, têm regras específicas e precisam ter seu potencial natural restaurado. O vale-tudo que estava imperando na região acabou. É uma demanda da população. Seremos duros na defesa do meio ambiente. Vamos começar com a lotação estabelecida pela CET-Rio e, a partir daí, faremos o controle a partir dos protocolos determinados pela Secretaria de Saúde para avaliar possível redução – afirma Cavaliere.

A operação Restauração Prainha-Grumari contará com a participação de 16 agentes de trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e CET-Rio, quatro viaturas e quatro motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, monitorar e prestar as informações sobre o desvio aos frequentadores. O Centro de Operações da Prefeitura (COR) irá monitorar todo o entorno da área interditada e desvio com câmeras e ajustando os semáforos, com o objetivo de garantir de evitar contratempos no trânsito.

Nova sinalização vai indicar lotação do estacionamento – Ricardo Cassiano/Prefeitura
  • 22 de janeiro de 2021