Publicado em 24/09/2019 - 14:26 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Mutirão organizado pela SMAC reúne 3 mil voluntários para limpeza de Praias e Lagoas

O mutirão organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) para celebrar o Dia Mundial da Limpeza, no sábado dia 21 de setembro, recolheu mais de 250 quilos de resíduos recicláveis e não recicláveis nas praias e lagoas do Rio. Participaram da ação cerca de 3 mil voluntários reunidos por mais de 15 coletivos entre ONGs, empresas, universidades e movimentos parceiros da SMAC. A ação se estendeu da Praia do Leme ao Recreio dos Bandeirantes, passando pela Lagoa Rodrigo de Freitas, Lagoas da Barra e o Canal de Marapendi.

Entre os resíduos recicláveis recolhidos, 62% foi de material plástico, 18% de papéis, 10% de metais e 10% de vidros. A reciclagem dos papéis recolhidos na ação de sábado vão proporcionar uma economia de 2 árvores, 4 m3 de água, e 110 KW de energia elétrica. Os plásticos pouparam o uso de 20 litros de petróleo. E os metais economizaram 79 kg de minérios.

O principal ponto de concentração de voluntários foi na Praça Almirante Júlio de Noronha, em frente ao Forte Duque de Caxias, na Praia do Leme, onde a SMAC em parceria com o SESC-RJ reuniu atividades educativas e lúdicas sobre meio ambiente, esporte, cultura e lazer, em dez tendas montadas no local.

A ação do Rio de Janeiro juntou-se ao movimento de mais 800 cidades brasileiras e mais de 160 países na celebração do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza. O objetivo foi chamar a atenção de todos para a grande geração de lixo, para o descarte inadequado, e para a necessidade de mudança nos hábitos.

-Esse foi um sábado especial para o nosso Rio de Janeiro. Tivemos participação popular ao longo de 15 eventos por toda a Cidade. A Ilha do Governador ganhou uma praia repleta de ipês e o Leme foi o grande evento de limpeza de praia que, mesmo com chuva reuniu 3.000 pessoas, comemorou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, que esteve na Praia do Leme.

Ele também participou de vários eventos de plantio de mudas em celebração pelo Dia da Árvore. No Parque da Catacumba, na Lagoa, a SMAC junto com o Instituto Conhecer para Conservar, mantido pelo Grupo Cataratas (AquaRio, RioZoo e outros) fez o plantio de 300 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

E na Ilha do Governador, a SMAC em parceria com a CEDAE e Alerj realizou o replantio de 70 mudas de Ipês de diferentes cores, na orla da praia da Guanabara. Todo o preparo das covas foi realizado com mão de obra de apenados do sistema prisional que participam do Programa Replantando Vida da CEDAE.

A SMAC contou com a parceria das seguintes entidades na promoção das atividades pelo Dia Mundial da Limpeza: SESC/RJ, COMLURB, Projeto Humano Novo, Instituto Mar Adentro, Bota Pra Girar, Unisuam, UFRJ, Clean Up the Word, e Amigança Produções.

• 24 de setembro de 2019