C40 dá destaque a medida tomada pelo Município para reduzir emissão de gases do efeito estufa

Publicado em 10/07/2019 - 17:36 | Atualizado em 10/07/2019 - 18:20
Publicação no Twitter cita a Prefeitura do Rio. Reprodução

Os decretos assinados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que visam beneficiar o meio ambiente, ganharam destaque nas redes sociais do C40. Em uma publicação nesta quarta-feira, 10/07, no Twitter, o grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima diz que Crivella assumiu o compromisso de implementar uma série de medidas ambiciosas para transformar o Rio de Janeiro em uma cidade mais verde, mais saudável e mais próspera.

As medidas anunciadas pela Prefeitura, no mês passado, têm como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa e monitorar as consequências da mudança climática. Os programas envolvem metas e diretrizes estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS), alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Publicação no Twitter cita a Prefeitura do Rio
Publicação no Twitter cita a Prefeitura do Rio. Reprodução

De acordo com o texto divulgado pelo C40 à imprensa, “ao assinar a Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis, a Cidade do Rio de Janeiro se compromete a adquirir apenas ônibus de zero emissões nos contratos e concessões assinados a partir de 1º de janeiro de 2025; e a garantir que uma importante área da cidade seja transformada em uma zona de zero emissões até 2030. Essas políticas foram criadas com o propósito de combater a poluição atmosférica, melhorar a qualidade de vida para todos os cidadãos e ter ações direcionadas ao combate de mudanças climáticas”.

O Rio  se juntou a Londres (Inglaterra), Paris (França), Los Angeles (EUA), Copenhagen (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Roma (Itália), Quito (Equador), Vancouver (Canadá), Cidade do México (México), Milão (Itália), Seattle (EUA), Auckland (Nova Zelândia) e Cidade do Cabo (África do Sul) e se tornou a 28ª cidade a assinar essa declaração.

– Por sermos uma das cidades mais movimentadas e populosas do mundo, estamos adotando medidas vitais para melhorar a qualidade do sistema de transporte da cidade do Rio de Janeiro de modo a reduzir a poluição atmosférica, fazer com que as ruas sejam mais seguras e oferecer transporte público eficiente e de alta qualidade para nossos cidadãos – diz Crivella, no texto divulgado pelo C40.

O diretor-executivo do C40, Mark Watts, afirma que  “a poluição atmosférica causada por veículos movidos a gasolina e diesel é responsável por mortes precoces de milhões de pessoas em áreas urbanas de todo o mundo. Além disso, as emissões desses veículos contribuem para a crise climática que ameaça as vidas dos seres humanos. Ao estabelecer o compromisso de assinar a Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40 , Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, está garantindo um futuro mais saudável e sustentável para os cidadãos da cidade, além de contribuir para a liderança global dos prefeitos que combatem o colapso climático.”

Plano de ação climática

Nesta quarta-feira, 10/07, a Prefeitura do Rio realiza o segundo dia da Oficina sobre Cenários de Emissão e de Redução de GEE (Gases de Efeito Estufa), parte da preparação do Plano de Ação Climática municipal. O objetivo é elaborar metas para a redução de emissões de GEE na cidade e definir as ações prioritárias para mitigar os efeitos da mudança do clima até 2050. O workshop, organizado pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil, conta com a participação de representantes de órgãos e entidades municipais e de outras esferas dos setores público e privado, como Ternium, Furnas, Eletrobras, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Rio Ônibus, Casa do Futuro e Cedae. A oficina tem apoio técnico da C40 Cities, rede internacional de cidades para a troca de experiências e ações para o combate às mudanças climáticas

Mais sobre o C40

Em todo o mundo, o C40 conecta 94 das maiores cidades do planeta, que estão dispostas a lutar contra a mudança climática. As cidades-membro congregam mais de 700 milhões de cidadãos e 25% da economia mundial. Os prefeitos estão comprometidos em alcançar as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris no contexto municipal. A atual presidente do C40 é a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Além disso, Michael R. Bloomberg, que foi prefeito da cidade de Nova York por três mandatos, é o presidente do conselho diretivo.

• 10 de julho de 2019