Bosque da Barra promove o Passarinhar Carioca

Publicado em 16/07/2019 - 16:18 | Atualizado
Mais de 30 espécies de aves foram registradas no Bosque da Barra

Nem mesmo o frio que chegou no Rio de janeiro na sexta-feira (5/7), com os termômetros marcando temperaturas típicas de um inverno rigoroso, conseguiu desanimar os participantes do Programa Passarinhar Carioca realizado, neste sábado (6/7), no Bosque da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. Trinca e cinco espécies de aves foram registradas pelas lentes fotográficas de 20 pessoas que percorreram o local.

Durante o percurso, foi possível observar a flora e as aves aquáticas. Dentre as espécies de pássaros registrados  estão  o Quero quero, a Lavadeira mascarada, a Saracura do mato, Caraca de couro de lama, jaçanã e sapucaia.

Idealizado pela pasta ambiental da cidade do Rio de Janeiro, o Passarinhar Carioca tem a finalidade de  incentivar a preservação da biodiversidadem e atrair mais visitantes para os 15 parques municipais da cidade, sendo sete deles na Barra da Tijuca, Recreio, Vargens e Jacarepaguá. A iniciativa foi lançada em março deste ano, no Parque Natural Municipal Marapendi, localizado no Recreio. Essa primeira edição contou com a participação de 30 pessoas que registraram 41 espécies de pássaros durante uma caminhada de duas horas pela unidade de conservação.

“O Passarinhar Carioca é uma atividade de educação ambiental que pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância de zelar pela natureza. A nossa proposta é incentivar os cariocas e os turistas a frequentarem com mais assiduidade as nossas unidades de conservação”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.

O Passarinhar Carioca acontece no primeiro sábado de cada mês. Em agosto, a atividade será realizada no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, no Leblon.

• 16 de julho de 2019