Após 12 anos, Parque Marapendi volta a ganhar cerca para proteção da fauna e da flora

Publicado em 08/12/2022 - 11:06 | Atualizado
O local, que recebe mais de cinco mil visitantes por mês, estava sem proteção no trecho desde 2010 - Divulgação

A Secretaria municipal do Ambiente e Clima concluiu as intervenções para a instalação de cerca e muro no Parque Natural Municipal de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes. O local, que recebe mais de cinco mil visitantes por mês, estava sem proteção no trecho desde 2010.

A presença de cerca com mourões é fundamental para inibir a depredação dos recursos naturais, deixando a unidade de conservação menos vulnerável à degradação e preservando a fauna nativa. Também impede a ocorrência de ocupações irregulares, além de descarte de lixo, queima de vegetação, entre outras ações prejudiciais ao meio ambiente.

A obra no Parque Marapendi durou pouco mais de um mês – Divulgação

A importância é a mesma no caso do muro lateral, incluindo, ainda, o benefício para os animais, que podem fugir do parque e ir até as ruas, com risco de provocar acidentes ou atropelamento. Esta área que recebeu o muro estava aberta desde 2019, sem qualquer proteção.

– A iniciativa, além de pensar na fauna e na flora, também visa a segurança dos visitantes e dos próprios transeuntes e motoristas que passam pelo local, de forma a evitar qualquer incidente. Queremos que a população venha até o parque e desfrute da conexão com a natureza da melhor forma possível. Essas são apenas algumas da melhorias que os parques naturais municipais estão recebendo. Outras estão por vir – garantiu o vice-prefeito e secretário do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira.

Foram instaladas cercas de proteção com 200 metros de extensão e mourões com 1,70 de altura. Já a mureta tem 50 metros de comprimento.

– A implantação dos mourões no entorno do Parque Marapendi é muito importante para garantir a integridade da biodiversidade dessa área de preservação e também oferece mais segurança aos frequentadores e visitantes – reforçou o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.

A obra, que também contou com o apoio de equipe especializada, com engenheiros e arquitetos que avaliaram a melhor solução para o local, durou pouco mais de um mês. Os visitantes que forem no parque a partir de hoje já poderão notar o novo cercamento.

• 8 de dezembro de 2022