Publicado em 11/08/2021 - 15:35 | Atualizado em 11/08/2021 - 15:36
  • Início/
  • /
  • Secretaria inaugura sua primeira Casa da Juventude, na Pavuna, voltada para a população de 15 a 29 anos
Divulgação / Prefeitura do Rio

O Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, será comemorado nesta quinta-feira (12/08) com a inauguração da primeira Casa da Juventude, na Pavuna. O equipamento municipal é voltado para melhorias da saúde física e emocional e para o desenvolvimento educacional, profissional, cultural e artístico dessa população, que tem entre 15 e 29 anos. Até 2024 serão abertas outras quatro unidades, distribuídas de acordo com as áreas de planejamento da cidade, com média de atendimento de 250 jovens por mês, em cada casa.

Esse é o primeiro equipamento público da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). O objetivo desse tipo de espaço é oferecer acesso a cursos de formação, estímulo ao desenvolvimento de soft e hard skills, acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mundo do trabalho.

O secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destaca que a abertura da primeira casa é um momento importante porque vai incrementar as possibilidades de crescimento pessoal, emocional e profissional de jovens de diversos territórios do Rio de Janeiro:

— A Casa da Pavuna é um equipamento multiuso onde os jovens terão a oportunidade de se capacitar, ter um local de referência onde serão acolhidos e construir outro futuro possível. Ter esse equipamento na região de menor IDH da cidade, onde a juventude se encontra mais vulnerável é simbólico.

Oportunidades

O primeiro ciclo formativo, de orientação ao mundo do trabalho, será realizado em parceria com a Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (Mudes). Os cursos receberão inscrições já em agosto para quatro turmas, com a expectativa de atender 40 jovens de 14 a 21 anos. As atividades começarão no próximo dia 17, com aulas às segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, com duração de quatro horas. Os interessados poderão se inscrever por meio de uma ficha de cadastro, no local, ou no endereço eletrônico: https://abre.ai/cadastro-casa-da-pavuna.

Na inauguração, acontecerá uma oficina de grafite teórica e prática com adolescentes selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) durante todo o dia. A Universidade Estácio de Sá oferecerá serviço de ação social com equipe de enfermagem para aferição de pressão, informações sobre saúde, IMC, teste vocacional e orientação sobre carreira.

No período da pandemia, o funcionamento da Casa da Juventude da Pavuna será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. A rotina da casa contemplará também palestras, feiras de oportunidades de empregos, escuta ativa de jovens para a construção de novas políticas públicas voltadas para a juventude por meio de rodas de conversas e atendimento individual.

Público-alvo

De portas abertas, as Casas da Juventude têm como foco o atendimento aos jovens realizadores locais e a juventude em vulnerabilidade. Dentre esses, destacam-se os jovens negros, moradores de favelas e regiões periféricas, membro de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, de famílias beneficiárias de programas sociais, jovens mães, em distorção da idade-série ou fora da escola. As Casas também terão como meta beneficiar os egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa, egressos do sistema prisional, em situação de abrigamento ou em situação de rua.

Inauguração da Casa da Juventude da Pavuna
Data e horário: 12/8, às 10h
Endereço: Av. Sargento de Milícias, s/n Pavuna

Confira as demais programações da Casa da Juventude da Pavuna

Fala, Juventude! Edição Audiovisual (20 vagas)
De 20/8 a 10/9
Horários: Manhã (10h às 12h) e tarde (14h às 16h)
O projeto da JUVRio consiste em oferecer quatro encontros presenciais, seguindo todos os protocolos de Saúde, para incentivar jovens na troca de diálogo por meio de oficinas. Nesta edição, os participantes aprenderão um pouco sobre fotografia, drone, edição de vídeo e uso do programa Canva. Jovens de 15 a 29 anos podem se inscrever.
A forma de inscrição será informada pelas redes sociais da JUVRio.

Curso “Do consumo consciente ao planejamento financeiro” (10 vagas)
Dia 24/8, das 9h às 13h
A JUVRio e o Procon Carioca vão oferecer um curso para promover nos jovens mais consciência sobre o consumo e promover uma posição responsável e sustentável. Além do curso, a equipe do Procon Carioca estará presente para atender cosumidores, juntamente com a van do atendimento da Prefeitura, o 1746.
A forma de inscrição será informada pelas redes sociais da JUVRio.

Curso “Workshop do Whatsapp Business (20 vagas)
Dia 24/8, das 14h à 16h
Em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) a JUVRio realizará um workshop na Casa da Juventude da Pavuna sobre a formação virtual que a pasta tem realizado.

• 11 de agosto de 2021