Secretaria de Juventude lança projetos de empregabilidade na Cidade das Artes

Publicado em 17/05/2022 - 10:24 | Atualizado em 17/05/2022 - 10:33

A Cidade das Artes vai se transformar num grande palco do emprego para a juventude, nesta terça-feira (17/5), com o lançamento dos projetos do Emprega JUV: Fala, Juventude!Papo de Futuro e Jovens Promotores de Saúde, parceria da Secretária de Juventude com a Secretaria de Saúde. Cerca de 400 jovens cariocas, com idade entre 15 e 29 anos, vão se reunir com o secretário de juventude, Salvino Oliveira, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo de Sousa Prado, e o professor e médico, Daniel Soranz, além de diversas autoridades e atores sociais, para dialogar e enfrentar o desemprego que acomete mais de 20% jovens cariocas dos quase 50 milhões de jovens brasileiros desde 2016.

Lançado em 2021, o Emprega JUV é o programa de empregabilidade da JUVRio, que tem por objetivo auxiliar a juventude carioca na busca por oportunidades de trabalho, promovendo seu desenvolvimento por meio da orientação, qualificação profissional e ofertas de inserção no mercado de trabalho. Milhares de jovens da cidade já foram alcançados nas áreas de audiovisual, saúde, fotografia e coquetelaria, por exemplo.

Fala, Juventude

As aulas do Fala, Juventude! irão proporcionar aos jovens o contato com conhecimentos das áreas do audiovisual, comunicação, arte e cultura, por meio de oficinas de drone, fotografia, edição de vídeo e comunicação comunitária. Os alunos também aprenderão como produzir eventos, grafite, design, escrita de projetos culturais e contação de histórias.

Papo de Futuro

Papo de Futuro tem o propósito de auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas aptidões vocacionais. A partir do reconhecimento de suas habilidades, competências e expectativas de futuro, os participantes terão a chance de desenvolver uma reflexão rica sobre si mesmos e do mundo do trabalho.

Jovens Promotores de Saúde

Agora integrando uma parceria da entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial da Juventude Carioca, o curso busca estimular a participação social do jovem nas comunidades do Rio de Janeiro, formando pessoas de 14 a 29 anos para atuarem na atenção primária à população. A formação terá duração de um ano.

• 17 de maio de 2022