Secretaria da Juventude promove evento em comemoração aos 57 anos da Cidade de Deus

Publicado em 25/02/2023 - 10:50 | Atualizado
O Espaço da Juventude na CDD já formou cerca de 100 jovens em cursos de tecnologia 4.0 - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) promove evento em comemoração aos 57 anos de uma das maiores favelas do município, a Cidade de Deus (CDD).  A iniciativa está sendo organizada pelos alunos do eixo Cultura do projeto Pacto pela Juventude, da JUVRio em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A festa será realizada neste domingo (26/2), às 13h, na Praça Júlio Groten. Estão previstas atrações musicais de artistas como a cantora Evy e o grupo de funk carioca Os Hawaianos. Nas pick-ups, agitam o público os DJs Fabrício e Felipe. E o rapper, ator, escritor, cineasta e ativista brasileiro, MV Bill, prestigiará o evento. Todos nasceram na comunidade.

Para o Secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, festejar os 57 anos da Cidade de Deus é fortalecer a resistência de uma comunidade que luta por dias melhores.

– Eu nasci nesta comunidade e entendo bem o sentido dessa comemoração. Parabéns, Cidade de Deus. Além disso, é gratificante estar à frente da JUVRio e poder proporcionar conhecimento de qualidade e orientação para que esses jovens possam dar os primeiros passos na vida profissional.

Desde 2022, a JUVRio vem implementando projetos para qualificação e orientação de jovens para o mercado de trabalho em comunidades carentes.  Em janeiro, a secretaria inaugurou o Espaço da Juventude Cidade de Deus, que já formou cerca de 100 jovens de 15 a 29 anos em cursos de tecnologia 4.0, para as chamadas profissões do futuro, que englobam áreas como a robótica e a computação em nuvem. A Cidade de Deus também já recebeu cursos do programa Emprega JUV, que capacita e direciona jovens para o mercado de trabalho, e o Pacto pela Juventude, desenvolvido em parceria com a Unesco, cujo objetivo, entre outros, é promover engajamento dos jovens em questões sociais e fomentar soluções locais

– O trabalho que o secretário de Juventude, Salvino Oliveira, tem desenvolvido incentivando e inspirando jovens têm sido maravilhoso para essas gerações que precisam tanto de oportunidades. Junto com a equipe da Gerência Executiva Local da CDD, eles ajudam muito as pessoas da comunidade local. Fico feliz, afinal a CDD é um lugar emblemático e precisa disso. Meus parabéns a CDD pelo aniversário, parabéns a todos da comunidade. Recebam o meu carinho – disse a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.

Evento:  Aniversário da Cidade de Deus – 57 anos
Dia: 26/2, domingo