Secretaria da Juventude Carioca realiza aulão preparatório para o Encceja 2023

Publicado em 12/08/2023 - 11:09 | Atualizado
Um grupo de 300 jovens participou do aulão preparatório para a prova do Encceja - Laryssa Lomenha/JUVRio

Um grupo de 300 jovens inscritos no programa Chegou a Minha Vez, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), em parceria com o Descomplica, participou de um aulão preparatório para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), nesta sexta-feira (11/8). A aula foi ministrada no campus Bonsucesso da Unisuam pelos professores Marcus Menezes e Claudio Hansen. Por meio da união da pasta da Prefeitura do Rio e a ferramenta on-line, até 20 mil jovens serão beneficiados com acesso gratuito à plataforma que prepara candidatos para conquistar a certificação do Ensino Médio.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, esteve na aula preparatória para a prova e falou sobre a importância de estar bem preparado para as oportunidades do mercado de trabalho.

– A gente precisa acreditar de verdade na juventude e no povo de favela e periferia que acorda cedo para fazer a cidade acontecer. Sei que muitos de vocês passaram por dificuldades e agora estão voltando a acreditar na educação como ferramenta de transformação. Firmamos essa parceria com o Descomplica para que o próximo passo seja dado, realizando um sonho que muitos já estavam desacreditados.

O Chegou A Minha Vez, que não tem custos para a Prefeitura do Rio, busca amenizar a marca de quase 70 milhões de brasileiros acima de 25 anos que não concluíram o Ensino Básico – Fundamental e Médio. A cada ano, 500 mil se juntam a essa conta. Por meio da plataforma Descomplica, totalmente on-line e gratuita para os inscritos pela JUVRio, os alunos podem assistir aulas ao vivo e gravadas, fazer exercícios e simulados e enviar redações para correção. Os conteúdos podem ser baixados para assistir offline, posteriormente. Denilson de Oliveira, 19 anos, foi ao aulão para tirar as últimas dúvidas para a prova do Encceja.

– Para mim, essa oportunidade vai ser uma experiência e um sonho realizado que eu vou alcançar. Hoje eu moro sozinho e vai ser uma forma de conquistar um espaço melhor nas vagas de emprego que quero tentar – disse o aluno morador de Bonsucesso.

O Encceja será aplicado no próximo dia 27 de agosto, em todo território nacional, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

• 12 de agosto de 2023