Publicado em 24/06/2023 - 20:38 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria da Juventude Carioca forma 176 jovens da Rocinha, do Morro dos Macacos e do Cerro-Corá no Emprega JUV
Formatura de cursos da JUVRio - Laryssa Lomenha / JUVRio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) entregou neste sábado (24/06), em uma cerimônia no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 176 certificados de conclusão dos cursos Fala, Juventude e Papo de Futuro para jovens moradores das favelas da Rocinha, do Cerro-Corá e do Morro dos Macacos, localizadas nas zona Oeste, Sul e Norte da cidade.

Os cursos são parte do Emprega JUV, programa de empregabilidade da secretaria, que capacita e encaminha jovens em vulnerabilidade para o mercado de trabalho. Os projetos da JUVRio já entregaram cerca de 2 mil novos profissionais para o mercado de trabalho formal.

As aulas foram realizadas ao longo do mês de maio, e as turmas aprenderam sobre comunicação comunitária, fotografia, drone, grafite, design, edição de vídeo, contação de histórias, produção de eventos, escrita de projetos e formalização de negócios. O secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, entregou os certificados de conclusão.

– Esse é o encerramento de um ciclo. Esses jovens cursaram o nosso programa de empregabilidade e aprenderam muito. Juntos, a gente entende que a juventude é a melhor fase da vida, mas também a mais importante. Porque, nesse momento, o jovem pode escolher qualquer caminho. E a nossa alegria é saber que estamos colocando jovens no caminho certo, prontos para o mercado de trabalho – disse o secretário.

Fala, Juventude e Papo de Futuro

As aulas do Fala, Juventude proporcionaram conhecimentos de arte e cultura. Já as turmas do Papo de Futuro propuseram reflexão e entendimento sobre suas aptidões vocacionais. A partir do reconhecimento de suas habilidades, competências e expectativas de futuro, os participantes tiveram a chance de desenvolver uma reflexão rica sobre si mesmos e do mundo do trabalho, além de ações mais práticas, como fazer um currículo, se comportar em uma entrevista de emprego e planejar o futuro. Durante o curso, os jovens receberam da JUVRio auxílio financeiro de R$ 187,40 e R$ 234,25.

Para não perder nenhuma oportunidade do Emprega JUV, basta acompanhar as notícias sobre cursos e oficinas na página da secretaria, nas redes sociais: www.instagram.com/JUVRio.

• 24 de junho de 2023