Refugiados venezuelanos celebram conclusão em cursos da Secretaria da Juventude

Publicado em 12/02/2023 - 10:10 | Atualizado em 13/02/2023 - 16:50
Refugiados venezuelanos recebem certificados de cursos - Divulgação

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) entregou neste sábado (11/02), em cerimônia do auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 80 certificados de conclusão dos cursos Fala, Juventude e Papo de Futuro a refugiados venezuelanos com idade entre 15 e 29 anos que vivem no Rio de Janeiro. Os cursos fazem parte do Emprega JUV, programa de empregabilidade da secretaria, que capacita e encaminha ao mercado de trabalho pessoas dessa faixa etária que estão em vulnerabilidade.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura do Rio, a Agência Internacional para as Migrações, ONU Migração e a ONG Aldeias Infantis SOS, que abrigam e dão suporte a refugiados vindos da Venezuela, por meio da fronteira internacional.

– Prover os jovens com as ferramentas necessárias à conquista do mercado de trabalho é um dos vieses de trabalho da JUVRio. Nessa parceria, as possibilidades se estenderam também aos venezuelanos refugiados, e isso é ainda mais gratificante, por saber que a secretaria está viabilizando o início de uma nova vida a esses estrangeiros em nossa cidade – destacou o secretário Salvino Oliveira.

As aulas do Fala, Juventude proporcionaram onhecimentos de arte e cultura. Já as turmas do Papo de Futuro propuseram reflexão e entendimento sobre aptidões vocacionais. A partir do reconhecimento de suas habilidades, competências e expectativas de futuro, os participantes tiveram a chance de desenvolver uma reflexão rica sobre eles e o mundo do trabalho, além de ações mais práticas sobre como fazer um currículo, se comportar em uma entrevista de emprego e como planejar o futuro. Durante o curso, os jovens receberam da JUVRio auxílio financeiro de R$ 187,40 e R$ 234,25.

A qualificação foi no Morro do Banco, no Itanhangá, Zona Oeste do município.

• 12 de fevereiro de 2023