Projeto Pacto pela Juventude será apresentado em Brasília e Nova York

Publicado em 30/03/2023 - 13:24 | Atualizado
O Pacto pela Juventude busca formar cidadãos e capacitar jovens para se tornarem líderes e multiplicadores locais - Wagner Ramos/JUVRio

Até esta sexta-feira (31/3), a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) será representada em Brasília (DF) pelo Secretário de Juventude Salvino Oliveira no Seminário Nacional de Gestores de Juventude, no Palácio do Planalto. O evento tem a expectativa de receber até 200 pessoas e marcará o retorno da Secretaria Nacional de Juventude no diálogo e na participação social no âmbito das políticas públicas voltadas a este grupo. Na ocasião, o secretário irá apresentar para seus colegas de outros municípios, estados e do Governo Federal o projeto Pacto pela Juventude.

Essa iniciativa da JUVRio em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) busca formar cidadãos e capacitar jovens para se tornarem líderes e multiplicadores locais, propondo soluções para problemas relacionados às regiões onde vivem, gerando uma rede de mudanças positivas. Atualmente, existem 60 núcleos do Pacto pela Juventude espalhados pela Cidade Maravilhosa. O projeto prevê o pagamento de bolsas de R$ 500 aos participantes.

O seminário

A escolha da data em Brasília foi inspirada pelo fato de que no dia 30 de março é celebrado o Dia Mundial da Juventude, e coincide também com a semana da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reunirá prefeitos de todo o País entre 27 e 30 de março. A programação contará com debates sobre as perspectivas para a Política Nacional de Juventude, além dos desafios orçamentários para a implementação de políticas públicas específicas.

A primeira edição do seminário foi realizada há 10 anos, quando gestores estaduais e municipais trataram, na época, da recente aprovação do Estatuto da Juventude. A edição mais recente ocorreu em 2021.

Pacto pela Juventude na ONU

Entre os dias 25 e 27 de abril, um jovem morador de favela beneficiado pelo Pacto pela Juventude irá desembarcar em Nova York para representar a cidade do Rio de Janeiro no Fórum de Juventude das Nações Unidas. O evento será realizado na sede da ONU e tem a JUVRio como convidada. Jovens lideranças brasileiras e de diversos países do globo irão participar do encontro.

• 30 de março de 2023