Projeto Pacto pela Juventude forma mais 430 jovens de favelas do Rio

Publicado em 16/05/2023 - 08:20 | Atualizado
O Pacto pela Juventude é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Unesco - Laryssa Lomenha/Prefeitura do Rio

Quatrocentos e trinta jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro vão concluir, nesta quarta-feira (17/5), na Cidade das Artes, a participação no Pacto pela Juventude, projeto implementado pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Providência, São Carlos, Cidade de Deus e Rio das Pedras são algumas das comunidades que já têm núcleos do projeto.

Foram sete meses de intenso estudo, financiado com bolsas de R$ 500, e aplicação de conhecimentos sobre como identificar problemas e propor soluções nas regiões onde eles moram. Agora chegou o momento de receber o certificado de formação. O evento contará com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de Juventude, Salvino Oliveira, e de jovens de 40 núcleos do Pacto pela Juventude de todas as regiões da cidade.

– O Pacto pela Juventude é a oportunidade de jovens periféricos poderem contribuir de forma efetiva para a solução de problemas das suas comunidades. E ainda recebem uma ajuda de custo para isso. Usando sua própria experiência como morador, o jovem ganha orientação técnica para ajudar no direcionamento do projeto, que depois é posto em prática. Acredito que essa é uma das melhores formas de integrar os jovens de maneira plena, como cidadão ativo, às suas comunidades. Todos só têm a ganhar – afirmou Salvino.

Os jovens do Pacto pela Juventude são orientados e incentivados a multiplicar conhecimentos e soluções para problemas históricos da sua própria vizinhança em temáticas como cultura, esporte, sustentabilidade e tecnologia. Desde julho de 2022, quando foi lançado, o projeto já realizou 200 ações de multiplicação, resultando em mais de 10 mil jovens que se tornaram multiplicadores em toda a cidade, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. Nos próximos meses, novos bolsistas poderão se candidatar às vagas.

Projetos e alcance internacional

Um dos frutos do Pacto pela Juventude são os projetos autorais elaborados pelos jovens. Um deles é o Tô Navegando, que buscará inserir no mercado de trabalho pessoas com síndrome de Down com a oferta de uma formação gratuita em tecnologia. Outra iniciativa que chama a atenção foi desenvolvida por um grupo de jovens do eixo de Esporte do núcleo da Penha, Zona Norte da cidade. Após uma oficina sobre desigualdade, os alunos decidiram que irão criar um espaço de prática esportiva na região, com atendimento profissional especializado.

Essa segunda ação foi apresentada, em abril, no Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU, em Nova York. Representando os alunos do Pacto pela Juventude, Gabriela da Silva, de 23 anos, viajou com uma comitiva da JUVRio para os Estados Unidos e falou sobre a importância dessa política pública na vida de jovens moradores de favelas como ela, que mora no morro da Chatuba.

– Eu nunca imaginei que fosse passar por essa experiência, em que eu pude falar sobre o projeto do meu grupo junto a uma delegação brasileira da JUVRio em Nova York. Estar no fórum foi sensacional, porque pude conhecer outros jovens que têm ideias e estão promovendo mudanças. Tudo isso graças ao Pacto pela Juventude – disse Gabriela da Silva.

• 16 de maio de 2023