Programa Favela Inova dá oportunidade a jovens empreendedores

Publicado em 19/03/2021 - 07:00 | Atualizado
O tema vulnerabilidade social foi o tema da audiência pública - Arquivo/Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial da Juventude (JUV-Rio), em parceria com o Polén – Polo de Inovação da Unisuam -, lança nesta sexta-feira (19/03) o edital do programa Favela Inova. O objetivo é potencializar o perfil empreendedor de moradores de comunidades e periferias do Rio que tenham uma proposta de negócio, ideia de projeto ou empresa em estruturação. O projeto dará sustentabilidade a médio e longo prazos às ideias inovadoras desenvolvidas nesses territórios. As inscrições vão até o dia 16 de abril e devem ser feitas neste site.

O público-alvo do Favela Inova é formado por jovens de 18 a 29 anos. Podem se candidatar grupos de duas pessoas ou mais que tenham uma ideia que cause impacto na sociedade carioca nas áreas de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, entre outras.

As inscrições se dividem em duas modalidades: “Germinação”, que visa desenvolver e validar ideias em estágio inicial, com apoio para os primeiros passos da iniciativa empreendedora; e “Incubação”, voltada para projetos mais desenvolvidos.

– O empreendedorismo está cada vez mais forte na juventude e surge como oportunidade de renda e possibilidades para os jovens que não trabalham e nem estudam. É importante orientar e fortalecer as ideias que já circulam nas favelas – explicou o secretário da JUV-Rio, Salvino Oliveira.

Serão escolhidas, de forma online, até 30 propostas e ideias inovadoras para o programa de “Germinação” e “Incubação” do Pólen. Todos os membros das seis equipes finalistas vão receber uma bolsa de estudos integral de graduação na Unisuam. Os três melhores projetos serão definidos por uma banca de avaliadores para cada modalidade do programa e, posteriormente, apresentados a investidores.

• 19 de março de 2021