Prefeitura do Rio patrocina maior festival estudantil da América Latina

Publicado em 30/01/2023 - 10:30 | Atualizado em 30/01/2023 - 11:23
A Bienal da UNE mostra produções de estudantes em diversas áreas - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), vai patrocinar a 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, na Fundição Progresso, em frente aos Arcos da Lapa. A JUVRio investiu R$ 3 milhões para a realização desta edição do maior festival estudantil da América Latina. O secretário de Juventude, Salvino Oliveira, foi quem teve a ideia de unir a JUVRio e a UNE, uma das mais respeitadas organizações estudantis do país, em uma missão em comum: mergulhar de cabeça no tema “Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução”.

A abertura do evento terá a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e  do secretário Salvino Oliveira, que irá participar também de um debate sobre juventudes com o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão. A 13ª Bienal da UNE também contará com a presença de outros convidados ilustres, como as ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Cultura, Margareth Menezes; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e do Meio Ambiente, Marina Silva.

– O investimento na juventude é uma forma de dizermos o quanto acreditamos num futuro melhor também para o nosso país. O Rio de Janeiro tem a maior população jovem da sua história neste momento. São mais de 1,6 milhão de pessoas, para quem trabalhamos dia e noite, para proporcionar oportunidades e reverter o triste quadro da desocupação total. E trazer a Bienal da UNE para cá nos dá a esperança de que essa transformação é possível e de que estamos no caminho certo – disse o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.

Em novembro do ano passado, a JUVRio também patrocinou a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um encontro intercontinental entre os presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As autoridades estiveram no Rio de Janeiro pela primeira vez para uma intensa agenda de debates e cooperação internacional, uma realização conjunta da JUVRio com o Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e o Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, a Prefeitura do Rio e a Câmara de Vereadores da cidade.

O evento

A 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes é composta por uma vasta programação e por mostras de produções de estudantes em oito áreas: artes do corpo, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura, música, jogos digitais e mostra científica. Além da mostra selecionada, ocorrem debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada.

Essa edição é regida pelo tema Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução  e contará com atrações e mostras que representam a diversidade cultural brasileira,  a ancestralidade, fé e territórios. O Festival é um importante espaço de difusão e formulação da arte produzida por estudantes de todo país, refletindo a conjuntura artística, cultural e política da atualidade.

Ao longo de mais de 20 anos, o festival já esteve outras vezes no Rio de Janeiro, além de São Paulo, Recife e Olinda, e contou com a presença de personalidades como Leci Brandão, Alceu Valença, Zé Celso, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Antônio Pitanga, Erik Rocha, Elza Soares, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.

Para credenciamento, preencha o formulário.

13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes

Quando: 2 a 5 de fevereiro de 2023

Onde: Rio de Janeiro (RJ) – Fundição Progresso e Arcos da Lapa

Quem pode participar?

Aberto ao público no geral, de todas as idades

Valores para estudantes (alojamento e transporte no RJ) : R$ 170 e R$ 150 (para estudantes cotistas, ProUni e Fies).

Selecionados das mostras serão isentos do valor da inscrição.

Site oficial: https://bienaldaune.com.br/

• 30 de janeiro de 2023