Pátio da Prefeitura do Rio vai virar palco de desfile de moda africana

Publicado em 18/11/2021 - 17:40 | Atualizado
Pátio do CASS será palco de ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra - Bernardo Cordeiro/JUVRio

Na véspera do Dia da Consciência Negra, a Secretaria Especial da Juventude (JUVRio) realizará um desfile de moda no pátio da sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. Às 9h desta sexta-feira (19/11), cerca de 10 jovens modelos moradores de comunidades da cidade irão apresentar grifes nacionais da moda floral da África no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). A ação tem como objetivo promover na agenda do Novembro Negro 2021 da Prefeitura o debate e o resgate da cultura afro-brasileira entre os jovens do município.

Além do desfile, a JUVRio oferecerá até dezembro ações relacionadas à política antirracista da secretaria, uma oficina de tranças e um passeio cultural pelos pontos históricos da cultura afro-brasileira na cidade. O desfile, aberto aos visitantes e servidores da Prefeitura do Rio, trará a coleção das grifes UseVigs, Comunidade Fashion, juntamente com a RFModas. O CASS fica na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.

Oficina de tranças

Seguem abertas as inscrições na oficina de Técnicas e Práticas de Tranças em parceria com o projeto Donna Barbosa. Nos dias 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro, a Casa da Juventude da Pavuna abrirá as portas para oferecer 20 vagas a jovens de 15 a 29 anos. A inscrição pode ser realizada por meio do link: https://abre.ai/inscricao-oficinas-de-trancista.

Passeio cultural pela “Pequena África”

Ao longo de 12 dias de novembro, jovens de diferentes regiões periféricas do município foram convidados pela JUVRio a fazer um passeio cultural pelos pontos históricos da cultura afro-brasileira, uma ação mobilizada pela JUVRio e realizada pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio (CEPIR), em parceria com o Instituto Pretos Novos. O percurso da herança africana na cidade do Rio contempla os seguintes marcos histórico-culturais: Cais do Valongo, Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Cemitério dos Pretos Novos e Centro Cultural José Bonifácio.

• 18 de novembro de 2021