Publicado em 01/08/2023 - 08:53 | Atualizado em 03/08/2023 - 14:17
  • Início/
  • /
  • Mês da Juventude terá ações sociais, shows, programação cultural e educacional por toda a cidade
Os Espaços da Juventude funcionam como um polo de qualificação de jovens nas áreas de tecnologia e inovação - Laryssa Lomenha/Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) celebrará o Mês da Juventude, em agosto, com uma série de atividades gratuitas de cultura, lazer, ensino, capacitação e qualificação para homenagear a maior população de 15 a 29 anos que o Rio de Janeiro já teve em toda a sua história. Segundo dados do IBGE, atualmente há mais de 1,5 milhão de pessoas nessa faixa etária residindo na capital.

A JUVRio preparou uma programação variada para agosto, que inclui a inauguração de dois equipamentos públicos, visita a pontos turísticos, aulão preparatório do Encceja e feirão de oportunidades, além de dança, música, apresentação de DJs, debates e formaturas.

Programação

O evento de abertura do Mês da Juventude será na sexta-feira (4/8), às 16h, no Museu de Arte do Rio, no Centro. Na ocasião, autoridades públicas e de instituições internacionais, como a Unesco, e representantes da sociedade civil irão se reunir para debater os 10 anos do Estatuto da Juventude, criado pela Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013, que dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e as diretrizes das políticas públicas para esses cidadãos e para o Sistema Nacional de Juventude.

No dia 11, das 9h às 14h, jovens que estão se preparando para o Encceja por meio do programa “Chegou a Minha Vez”, uma parceria com a ferramenta de ensino online Descomplica, terão um aulão exclusivo. O projeto poderá beneficiar até 20 mil jovens com acesso gratuito à plataforma que prepara candidatos ao exame nacional voltado à certificação no ensino médio. A iniciativa não tem custos para a Prefeitura do Rio. O Encceja será em 27 de agosto.

Para o dia 12 de agosto, data estabelecida pela ONU como Dia Internacional da Juventude, a JUVRio preparou uma programação em três territórios cariocas que já possuem Espaços da Juventude: Estácio, Cidade de Deus e Vargem Pequena. Das 9h às 15h, os moradores terão acesso a uma série de ações sociais voltadas às comunidades.

No dia 16, um grupo de jovens cariocas irá participar de uma atividade no Cristo Redentor. Das 9h às 12h, o projeto Nosso Rio promoverá uma ida ao cartão-postal, que é uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno. Desde o lançamento, o Nosso Rio já proporcionou visitação gratuita a pontos turísticos a mais de 1.900 jovens, com direito a convívio com guias profissionais, cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. A iniciativa  amplia horizontes e possibilita a descoberta de novas aptidões. Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Bioparque, Museu do Amanhã e AquaRio foram alguns dos locais explorados.

O dia 17, às 11h, será brindado com a inauguração da Casa da Juventude do Morro dos Macacos, na Zona Norte, que terá cursos para capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética, por exemplo. A unidade terá opções de cursos de formação, palestras e outras atividades socioculturais capazes de auxiliar na vida pessoal e no mundo profissional. As oportunidades na Casa também buscam estimular o desenvolvimento em soft e hard skills, com acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mundo do trabalho.

Uma turma de cerca de 450 jovens de diversas comunidades cariocas concluirão os cursos Papo de Futuro e Fala, Juventude! do programa Emprega JUV, no dia 19 de agosto, das 9h às 16h. Serão certificados alunos das seguintes áreas: Tavares Bastos, Santo Amaro, Tabajaras, Babilônia, PPG, Ilha do Governador e Praça Seca. A formatura será no Salão Nobre da UFRJ, na Praia Vermelha.

A JUVRio também entregará no dia 20, às 10h, mais um novo Espaço da Juventude, em Madureira, próximo ao BRT Otaviano. O local será um polo de qualificação de jovens da região, nas áreas de tecnologia e inovação. Os Espaços da Juventude, presentes no Estácio, na Cidade de Deus, em Vigário Geral e em Vargem Pequena já prepararam mais de 2 mil jovens a partir de cursos diversos: Drone, Robótica, Impressão 3D, Programação Móvel (IOT), Design de Games, Indústria do Som (DJ) e Indústria Avançada.

No dia 26 acontece o Feirão de Oportunidades, com uma programação intensa, como o Feirão de Oportunidades do Mês da Juventude. Das 10h às 16h, na Praça Mauá, diversas secretarias da Prefeitura, o Sesc e outros parceiros irão oferecer serviços gratuitos e atividades culturais para a população. Haverá vagas para cursos, empregos e estágios; aulão de dança e aeróbica; palco aberto com stand up; barbeiro e trancista. Das 16h às 20h, o local será dominado por DJs cariocas, batalha de passinho e pelo grupo de funk Hawaianos.

• 1 de agosto de 2023