Espaços da Juventude abrem 510 vagas em cursos gratuitos no Estácio e Vigário Geral

Publicado em 27/03/2023 - 09:33 | Atualizado em 27/03/2023 - 09:37
O Espaço da Juventude de Vigário Geral oferece o curso gratuito de Operação de Drone - Laryssa Lomenha/JUVRio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) inicia, nesta segunda-feira (27/3), as inscrições em três cursos tecnológicos dos Espaços da Juventude do Estácio e Vigário Geral: Programação Móvel, Indústria 4.0 e Operação de Drone. O Espaço da Juventude é um equipamento público da Prefeitura do Rio, criado pela JUVRio, focado em oferecer cursos gratuitos para jovens de 15 a 29 anos que queiram adquirir conhecimentos sobre as novas tecnologias da chamada Indústria do Futuro. No total, estarão disponíveis 510 vagas, distribuídas entre os cursos, com turmas nos horários da manhã, tarde e noite, ao longo do mês de abril.

O Espaço da Juventude do Estácio foi a primeira unidade de aprendizado em tecnologia lançada pela JUVRio, em setembro de 2022. Em janeiro deste ano, foi entregue para os moradores da Cidade de Deus outro Espaço, com os mesmos cursos e oportunidades. O Espaço de Vigário Geral foi aberto em fevereiro para os moradores. Até o final do ano, a Secretaria da Juventude prevê a instalação pela cidade de mais contêineres idênticos, de 40 m², totalmente equipados, climatizados e com aulas gratuitas.

Evelyn Dyana Mendes, de 27 anos, estuda Educação Física e conheceu o Espaço da Juventude do Estácio por meio da sua namorada. Ela foi aluna do curso de Operação de Drone e acredita que os conhecimentos que obteve podem servir até mesmo para o uso do aparelho em aulas coletivas em ambientes externos com seus futuros alunos.

– Esse aprendizado pode ser mais uma oportunidade na minha formação. Aprendi a controlar o drone e criamos juntos um projeto de vídeo pensando na comunidade, em mostrar o Espaço para os moradores do Estácio. Entrevistamos moradores e apresentamos as possibilidades de cursos e tudo mais que havia ali. Isso uniu a turma – disse a jovem.

Inscrições e aulas

Para se inscrever nos cursos basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude até o dia 10 de abril. As aulas de Indústria 4.0 e Programação Móvel serão realizadas no Espaço da Juventude do Estácio, de 18 de abril a 20 de maio, às terças e quintas-feiras, e de 19 de abril a 21 de maio, às quartas e sextas-feiras, respectivamente. Já as aulas de Operação de Drone serão realizadas no Espaço da Juventude de Vigário Geral, de 5 a 19 de abril. Haverá turmas para os seguintes horários em todos os cursos: das 8h às 12h, e terças e quintas-feiras das 8h às 10h; 10h15h às 12h15; 13h30 às 15h30; 15h45 às 18h; 19 às 21h.

Nas aulas de Operação de Drone, os jovens irão aprender a manusear esse moderno instrumento audiovisual e receberão capacitação sobre captação de vídeo, iluminação, os desafios da edição e a publicação de áudio e vídeo na web. Em Indústria 4.0 é a vez de conhecer os conceitos da Indústria Avançada e seus pilares. Os jovens simularão a inserção da inteligência artificial e da conectividade no processo de fabricação de um produto. Já em Programação Móvel os alunos estudarão sobre a Internet das Coisas, avaliando e percebendo a aplicação da conexão com a internet e a automação.

Desde que foram inaugurados, os Espaços da Juventude já abriram outras turmas como as de Robótica, Impressão 3D e Design de Games. Os Espaços da Juventude também oferecem orientação para o mercado de trabalho, com professores qualificados e material didático exclusivo.

Espaço da Juventude de Vigário Geral
Onde: Estrada de Vigário, 1.200, Praça Elba, Vigário Geral