Publicado em 20/11/2022 - 07:57 | Atualizado em 20/11/2022 - 09:26
  • Início/
  • /
  • Emprega JUV forma 220 jovens em audiovisual, negócios, eventos, fotografia, design e outros cursos
Os jovens participaram de oficinas de fotografia, drone, edição de vídeo, entre outras - Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) formou, neste sábado (19/11), 220 jovens alunos de 15 a 29 anos que fizram as aulas dos projetos Papo de Futuro e Fala, Juventude nos meses de outubro e novembro. A cerimônia de entrega de certificados foi realizada no auditório 93 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, e contou com a presença do secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, além de professores, coordenadores, servidores da pasta.  Os projetos são parte do Emprega JUV, o programa de empregabilidade da JUVRio lançado em 2021, que tem por objetivo auxiliar a juventude carioca na busca por oportunidades de trabalho, promovendo seu desenvolvimento por meio da orientação, qualificação profissional e ofertas de inserção no mercado de trabalho.

Os formandos, moradores das comunidades do São Carlos, Amorim, Cidade de Deus, Vila Curupaiti e Bateau Mouche garantiram uma qualificação para o trabalho em diversas áreas. Foram certificados 176 jovens do projeto Papo de Futuro e 46 do Fala, Juventude. Para o secretário Salvino Oliveira, a entrega dos certificados é um passaporte para a vida profissional de jovens que mais precisam.

— A gente sabe que talento está em toda parte e o Emprega JUV é algo muito especial para nós porque é voltado para a inclusão produtiva e a capacitação profissional dos jovens para tirá-los da desocupação, principalmente aqueles que historicamente tiveram menos oportunidades. E, automaticamente, ao se formarem, os jovens também entram para o banco de talentos da JUVRio, que direciona esses novos profissionais para diversas empresas. Só dá para sonhar com o que se conhece. Por isso, apresentamos muitas opções para que haja uma verdadeira transformação de vida — disse o secretário Salvino Oliveira.

Papo de Futuro e Fala, Juventude

As aulas do Fala, Juventude proporcionaram aos jovens o contato com conhecimentos das áreas do audiovisual e comunicação, nas oficinas de comunicação comunitária, fotografia, drone, edição de vídeo e formalização de negócios. Já as turmas do Papo de Futuro propuseram aos jovens uma reflexão e entendimento sobre suas aptidões vocacionais. A partir do reconhecimento de suas habilidades, competências e expectativas de futuro, os participantes tiveram a chance de desenvolver uma reflexão rica sobre si mesmos e do mundo do trabalho.

Os participantes dos dois projetos receberão auxílio financeiro entre R$ 187,40 e R$ 234,25. Para não perder nenhuma oportunidade do Emprega JUV, basta acompanhar as notícias sobre cursos e oficinas da JUVRio na página da secretaria, nas redes sociais: www.instagram.com/JUVRio.

• 20 de novembro de 2022