Publicado em 24/11/2023 - 16:03 | Atualizado em 24/11/2023 - 16:08
  • Início/
  • /
  • Com mais de 17 mil jovens beneficiados, Casa da Juventude do Centro celebra primeiro aniversário com ação social neste sábado
A Casa da Juventude do Centro está localizada na Rua Santo Cristo nº 144, na Região Portuária - Divulgação

Barbeiros, trancistas, manicures, dançarinos, fotógrafos, DJs, futuros universitários e muito mais. Completa, neste sábado (25/11), um ano da inauguração da Casa da Juventude do Centro, equipamento público da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) localizado na Rua Santo Cristo nº 144, na Região Portuária, que já qualificou e concretizou o sonho de 17.743 jovens beneficiados pelas oficinas gratuitas com certificados e serviços da Prefeitura do Rio e seus parceiros. Com investimento de mais de R$ 5 milhões, o local foi criado para dar acesso a jovens de 15 a 29 anos a um espaço único de capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas. A partir deste sábado, a casa passa a contar com o apoio da Ocyan, por meio de uma parceria público-privada (PPP) inédita. É a primeira vez, na cidade do Rio, que o sistema de “adoção” de um bem público é voltado para um equipamento da área social.

Das 9h às 13h, a festa será realizada com uma série de serviços gratuitos para a população. A ação contará com isenção de segunda via de documentos, serviços de saúde, barbeiro e trancista. Também haverá apresentação musical, de dança e DJ. Participam do aniversário da Casa da Juventude Centro, as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, a Guarda Municipal, CET-Rio, Fundação Leão XIII e o Detran.

O secretário de Juventude do município do Rio, Salvino Oliveira, destaca a importância das Casas da Juventude para acolher, qualificar e empregar os jovens cariocas.

– As Casas da Juventude foram criadas para ser o local onde os jovens se sintam acolhidos e potentes para descobrir e correr atrás dos seus objetivos. Por isso, oferecemos uma diversidade de opções de oficinas, além de psicólogas, assistentes sociais, equipamentos e toda uma equipe capaz de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Fico feliz de olhar para trás e reconhecer os resultados de um ano de muitos êxitos.

Parceria público-privada inovadora

A festa de aniversário também será marcada pelo anúncio da PPP entre a Casa da Juventude Centro e a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás que, a partir de agora, adotou o espaço e será responsável pela revitalização interna das instalações físicas da unidade e promoverá ações para fomentar a educação e o trabalho, incentivando oficinas especialmente por meio do voluntariado de seus integrantes. É a primeira vez, na cidade do Rio, que o sistema de “adoção” de um bem público é voltado para um equipamento da área social e não do meio ambiente.

– Temos um compromisso sério com os jovens, com a região onde atuamos e com a inclusão social por meio da educação e trabalho. A Ocyan se orgulha de ser a primeira empresa a adotar um equipamento público voltado à área social no Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura. Nossa atuação irá além da revitalização do espaço, ela fortalecerá a criação de oportunidades de trocas entre integrantes e comunidade por meio de ações de voluntariado e promoção de cursos para áreas relacionadas ao nosso negócio – celebrou o presidente da Ocyan, Roberto Ramos.

As Casas da Juventude

De portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, as Casas da Juventude têm como foco o atendimento aos jovens realizadores locais e a juventude em vulnerabilidade. As Casas acolhem jovens de diferentes perfis sociais como aqueles que cumprem medida socioeducativa, jovens negros, moradores de favelas e regiões periféricas, membros de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, de famílias beneficiárias de programas sociais, jovens mães, em distorção da idade-série ou fora da escola. As Casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua.

Atualmente, a JUVRio possui mais duas unidades além da Casa do Centro: uma no Morro dos Macacos e outra no Chapadão, na Zona Norte. Para se inscrever em qualquer curso das Casas da Juventude, basta acessar as redes sociais da secretaria. Também é possível realizar o preenchimento presencialmente, nas unidades. O formulário de participação nas oficinas fica aberto de forma recorrente, e as turmas são formadas sempre no mês seguinte à inscrição. Basta ficar de olho e escolher o que estudar. Todos os cursos têm duração de um mês, oferecem certificados e são gratuitos.

Cursos disponíveis nas Casas da Juventude

Curso de Barbeiro