Com bolsas de até R$ 650, curso de jovens promotores de saúde está com inscrições abertas

Publicado em 07/04/2022 - 07:29 | Atualizado em 07/04/2022 - 10:43
Curso busca estimular a participação do jovem para atuar na atenção primária à população das comunidades - Arquivo/Prefeitura do Rio

Estão abertas, até o dia 12 de abril, as inscrições para o curso de formação de Jovens Promotores da Saúde da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde, o RAP da Saúde, com bolsas-auxílio de R$ 450 a R$ 650. Integrando uma parceria da entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), o curso busca estimular a participação social do jovem nas comunidades do Rio, formando pessoas de 14 a 29 anos para atuarem na atenção primária à população. A formação começará em maio e terá duração de um ano.

O RAP da Saúde é um projeto da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS e, com a parceria, passa a fazer parte também do Emprega JUV, o programa de empregabilidade da JUVRio, que tem por objetivo auxiliar a juventude carioca na busca de uma oportunidade de trabalho, promovendo seu desenvolvimento por meio da orientação e qualificação profissional e ofertas de oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Desde que foi lançado, em 2021, o Emprega JUV já alcançou mais de quatro mil jovens da cidade nas áreas de audiovisual, saúde, fotografia e coquetelaria, por exemplo.

Os participantes terão acesso a conhecimentos sobre diversos temas relacionados à área da promoção da saúde, como direitos humanos, paternidade, direitos sexuais e reprodutivos, cultura da paz, diversidades, prevenção às ISTs, tabagismo, álcool e outras drogas e saúde mental. A questão da prevenção de cuidados com o coronavírus é um dos temas transversais da formação.

Inscrições e seleção

Para participar do Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde basta acessar o site do Instituto Dom Pixote, ler o edital e preencher o formulário. Não há cobrança da taxa de inscrição e o curso é gratuito.

A relação de aprovados na avaliação dos formulários será divulgada no dia 20 de abril, no site da Dom Pixote. O resultado final da seleção estará disponível no mesmo endereço no dia 12 de maio, com a possibilidade de enviar recursos. A lista final de classificação será publicada no dia 13 de maio, após as 14h.

Vagas e formação

No total, serão disponibilizadas 158 vagas para os cargos de multiplicador e dinamizador, com reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). As oportunidades são para todas as regiões da cidade. Para ser multiplicador, basta ter de 14 a 29 anos, não precisa ter experiência anterior de trabalho. Os multiplicadores receberão bolsa-auxílio de R$ 450 e terão acesso à formação em promoção da saúde e comunicação, além das atividades do curso.

Os dinamizadores serão selecionados dentre os jovens de 18 a 29 anos que já participaram do projeto RAP da Saúde por pelo menos um ano ou dos programas da JUVRio ou da Secretaria Municipal de Assistência Social. Também serão considerados para a seleção aqueles que estiveram em projetos sociais voltados à promoção da saúde ou em atividades pautadas pelo protagonismo juvenil. Os dinamizadores terão direito à bolsa-auxílio de R$ 650 e receberão noções de liderança, aprimoramento da informação e multiplicação de conhecimentos. Eles serão monitores dos multiplicadores e apoiarão os profissionais das unidades de saúde.

Os alunos serão monitorados mensalmente em relação às atividades e ações realizadas, por meio de um relatório qualitativo e quantitativo aplicado pela Superintendência de Promoção da Saúde, da SMS. A cada trimestre haverá uma avaliação dos multiplicadores e, ao final do curso, multiplicadores e dinamizadores deverão entregar um Trabalho de Conclusão de Curso, além de garantir a frequência mínima de 75%.

• 7 de abril de 2022