Cidade do Rio terá 11 Casas e Espaços para a juventude em 2023

Publicado em 22/01/2023 - 15:12 | Atualizado
Espaço da Juventude - Divulgação

A Secretaria Especial da Juventude do Rio (JUVRio) começou 2023 com muito o que comemorar no último ano: foi registrada a marca de quase 110 mil jovens cariocas impactados por ações e  projetos desenvolvidos pela pasta da Prefeitura do Rio entre os anos de 2021 e 2022. Desses, mais de 33 mil foram beneficiados em ações realizadas em territórios periféricos pela JUVRio e 19 mil passaram pelos equipamentos inaugurados nos últimos dois anos: a Casa da Juventude da Pavuna, o Espaço da Juventude do Estácio e a Casa da Juventude da Providência.

Para 2023, a secretaria trabalha para beneficiar mais jovens. Já começaram a ser inaugurados os novos Espaços da Juventude, um ambiente tecnológico com cursos voltados para as Tecnologias 4.0, consideradas essenciais para a conquista das chamadas profissões do futuro.

O Secretário Especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, avalia que a busca por impactar positivamente a vida de jovens que não trabalham nem estudam no Rio de Janeiro é o que guia as ações de planejamento, gestão e execução da JUVRio.

– Como jovem que cresceu na Cidade de Deus e que teve a vida beneficiada por políticas públicas, eu sei o poder que uma oportunidade tem para a transformação social. Mais do que inaugurar equipamentos públicos, nós estamos entregando ferramentas para a estimular habilidades e talentos que vão tirar muitos desses jovens do tráfico ou da desocupação total”, destacou Salvino Oliveira.

Novos Espaços e Casas da Juventude

No dia 10 de janeiro, a Cidade de Deus ganhou um Espaço para chamar de seu, e 150 alunos já estão cursando Internet das Coisas (Internet of Things). Nas aulas, os jovens debatem temas como Inteligência Artificial e como os objetos físicos podem se conectar com o mundo digital, como é o caso de fechaduras, lâmpadas e relógios que obedecem a comando de voz.

Mais seis comunidades devem ganhar um Espaço da Juventude com oficinas de jogos digitais, design de games, impressão 3D, operação de drone, indústria avançada, robótica, indústria do som (DJ) ainda neste ano. A previsão é que o próximo Espaço da Juventude seja inaugurado em Vigário Geral, na zona Norte do Rio.

Wendel Rodrigues, morador da Cidade de Deus, já tinha interesse em trabalhar na área da tecnologia e comemorou a chegada do Espaço da Juventude perto da sua casa:

– Foi bom saber que agora a gente ganha esse local para estudar mais. Eu sempre quis atuar com tecnologia, mas os cursos são caros e distantes da minha realidade. Agora vou poder começar a formação que sempre sonhei.

Nos próximos meses, a JUVRio também abrirá as portas de três novas Casas da Juventude, equipamentos públicos municipais que oferecem formações, cursos, palestras e atividades socioculturais capazes de auxiliar os jovens em sua vida pessoal e profissional. A segunda Casa da Juventude, inaugurada em novembro, está funcionando neste momento com oficinas de férias de verão. Cerca de 300 jovens participam, até o dia 28 de janeiro, de atividades como Campeonato de Video Game e Jiu Jitsu e aulões de trancista, operação de drone, edição de imagens, massoterapia e sustentabilidade.

Mais oportunidades para conquistar o primeiro emprego

Ainda na perspectiva da empregabilidade, o programa Emprega JUV deve chegar a mais 16 territórios e favelas do Rio de Janeiro no próximo ano. A iniciativa busca qualificar jovens para iniciar a vida no mercado de trabalho ou encontrar uma recolocação.

Um novo Festival das Juventudes será realizado pela JUVRio, um evento com uma série de atividades voltadas para os mais de 1,6 milhão de jovens cariocas com programação artística e cultural. Além disso, de 2 a 5 de fevereiro a secretaria irá apoiar a 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes, o maior festival estudantil da América Latina.

Para ficar conectado com a JUVRio e participar dos cursos, formações e projetos de engajamento juvenil basta acompanhar as redes sociais da pasta: www.instagram.com/juvrio.

• 22 de janeiro de 2023