Publicado em 21/11/2022 - 14:29 | Atualizado em 21/11/2022 - 14:55
  • Início/
  • /
  • Cerimônia no Palácio da Cidade marca o início da Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Rio de Janeiro
A presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Aissatu Forbs Djaló - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes abriu a Semana da Juventude, iniciativa inédita no Brasil, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento internacional, realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, nesta segunda-feira (21/11), contou com a presença dos presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos Estados-Membros da CPLP. Estão reunidos no Rio para uma agenda de debates e cooperação representantes da Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) é a anfitriã do evento, que também conta com a parceria do Conselho Nacional de Juventude, o Fórum da Juventude da CPLP, a Agência Brasileira de Cooperação e a Câmara de Vereadores.

Na abertura, o prefeito Eduardo Paes destacou o Brasil e o Rio como cenário deste encontro.

– O Brasil, neste momento, volta a ter uma postura mais proativa no cenário internacional, especialmente quando tratamos de organizações como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Aquilo que aqui se decidir terá impacto nos países membros da CPLP. E não existe cidade melhor no mundo do que o Rio de Janeiro para esse encontro, que vai debater políticas públicas e discutir o presente e o futuro da juventude. Sejam bem-vindos e que seja uma semana bastante proveitosa para todos – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, acredita que o evento é uma oportunidade para fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil.

– Ao longo de cinco dias, serão debatidas formas de cooperação no âmbito das políticas públicas direcionadas aos jovens. Os líderes das juventudes de países asiáticos, europeus, africanos e americanos estarão no Rio de Janeiro ao lado da JUVRio para participar de uma troca de experiências, tecnologias sociais, boas práticas e conhecer projetos e lideranças que são referência na cidade. Queremos que o Rio de Janeiro seja uma referência global como política de juventude – destacou.

Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil, Marcos Barão, a Semana da Juventude da CPLP marca um momento importante para os jovens brasileiros.

– Dizem que o Rio de Janeiro é a vitrine do Brasil. Esperamos não só honrar essa fama como também virar vitrine para o mundo em políticas de juventude.

Os líderes irão cumprir uma agenda rica de imersão na realidade da juventude brasileira, especialmente a carioca, como, por exemplo, a realização do “Seminário Juventude da CPLP: desafios e potencialidades para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável”; a Assembleia Geral do Fórum da Juventude da CPLP; o Encontro com as juventudes cariocas e uma série de visitas a áreas de interesse cultural e humano da cidade. Os representantes também conhecerão os projetos da JUVRio e a Casa da Juventude da Providência, que será inaugurada na próxima quinta-feira (24/11).

– A Semana da Juventude da CPLP é um espaço de diálogo e capacitação dirigido a jovens e organizações juvenis, proporcionando um intercâmbio cultural e político. Ao mesmo tempo, permite um melhor conhecimento das diferentes realidades de cada país. Esperamos, neste evento, conseguir refletir e trocar experiências para ter um conhecimento real também sobre a juventude brasileira. Que a gente consiga, como líderes juvenis, melhorar o estilo de vida da população jovem da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. E com isso trazer um ganho maior para a juventude dos nossos países – disse a presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e presidente do Conselho Nacional da Juventude de Guiné-Bissau, Aissatu Forbs Djaló.

Todas as informações sobre a Semana da Juventude da CPLP serão divulgadas pelas redes sociais da Secretaria da Juventude Carioca: www.instagram.com/juvrio.

A abertura da Semana da Juventude aconteceu no Palácio da Cidade – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
  • 21 de novembro de 2022