Aluna leva a mãe e a filha bebê para frequentarem juntas curso da JUVRio

Publicado em 12/05/2023 - 19:17 | Atualizado
Sarah, Maria Cristina e Nina, no Espaço da Juventude - Laryssa Lomenha / JUVRio

Sarah Avelino de Sousa, de 28 anos, sempre teve duas grandes metas na sua vida: ser mãe e trabalhar com fotografia. Moradora do Andaraí, Zona Norte do Rio, quando soube que havia sido selecionada para o curso de Drone do Espaço da Juventude do Estácio, vibrou de emoção. Naquele dia de março deste ano, ela estava entrando em trabalho de parto para dar à luz a Nina Avelino, sua primeira filha. As boas novas chegaram juntas com desafios que poderiam ter sido difíceis escolhas: estar presente nos primeiros dias de vida de sua bebê ou fazer o sonhado curso. Hoje, com o certificado de Operadora de Drone nas mãos, essa mãe carioca agradece pelo suporte que teve em sua jornada.

Ainda no puerpério e com sua bebê recém-nascida, Sarah decidiu fazer o curso. Sua mãe, que é confeiteira e precisou de ajuda de pessoas próximas para cuidar dos filhos enquanto trabalhava, não teve dúvidas. Maria Cristina Avelino do Nascimento, de 62 anos, foi com a neta no colo para o Espaço da Juventude, enquanto sua filha assistia às aulas.

– Logo que a bebê nasceu, a gente se ajudou porque eu pude passar a minha experiência para ela. A Sarah é um pouco parecida comigo. Quando nós cismamos com algo, a gente vai e faz. E nós duas juntas somos muito parceiras também. A mãe se realiza no sonho do filho e isso foi muito importante para conseguirmos concluir o curso dela. Eu sempre quis ser avó e eu torço muito para ela terminar a faculdade, para a minha neta também crescer e ser uma pessoa realizada – conta Maria Cristina.

Em abril, Sarah foi às primeiras aulas de drone no Espaço da Juventude, que já formou 249 jovens no curso. O local é um equipamento público da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), focado em capacitar e formar jovens de 15 a 29 anos para a Indústria 4.0, setor que visa automatizar e conectar os processos industriais por meio da computação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica.

Os Espaços da Juventude são contêineres de 40m², instalados em três bairros do Rio: Estácio, Cidade de Deus e Vigário Geral. Dentro deles são formados, mensalmente, centenas de jovens talentos da inovação e tecnologia em áreas como Design de Games, Robótica, Impressão 3D, Indústria do Som e mais. O Secretário de Juventude, Salvino Oliveira, se emocionou com a história de Sarah:

– Nossa missão é acolher sempre. E sempre da melhor maneira possível. A Sarah e sua mãe representam essas mulheres guerreiras, que não desistem jamais. E agora a família tem mais uma guerreirinha que, com certeza, vai crescer numa cidade melhor, com mais oportunidades para os jovens, e vai ser muito feliz. Seja bem vinda, Nina. E sucesso para as três.

Desde que começaram a ser inaugurados, os Espaços da Juventude já formaram mais de 1.200 jovens como Sarah, que querem trilhar uma carreira em alguma área tecnológica. Todas as oportunidades oferecem certificado, após a conclusão das aulas e a entrega de um trabalho final. No curso de drone, Sarah e seu grupo apresentaram um curta-metragem sobre a história do bairro Estácio.

– Antes do curso, eu tinha muitas expectativas. Fiquei muito feliz em ter sido selecionada porque eu não tinha como pagar pelas aulas de drone. E no Espaço da Juventude é tudo gratuito – explica a fotógrafa.

Sobre estar com a filha nas aulas, Sarah sabe que poderia sofrer críticas. No entanto, o acolhimento de sua mãe e dos professores foi um diferencial para que ela fosse até o fim.

– Eu tive medo porque a minha filha era muito novinha. Sem ajuda não seria possível. Assim como a minha mãe, como muitas mães que precisam deixar seus filhos com alguém de confiança para ir trabalhar, eu me vi nela, nesse lugar. Me perguntei o que eu iria fazer. Eu sabia que o curso de drone era uma grande oportunidade, que eu não poderia perder. E a minha mãe me falou que ela viria comigo para a aula. Ao mesmo tempo que eu fiquei com medo de ser julgada porque a minha bebê era muito novinha, tive o apoio da pessoa mais importante para mim. E quando eu cheguei no primeiro dia, o professor me disse que não teria problema nenhum, que ele até me ajudaria se precisasse ficar com ela pra mim durante as aulas. E assim consegui concluir – destacou a ex-aluna do Espaço da Juventude.

A fotógrafa conta que levou dessa experiência um aprendizado importante sobre a força dos laços de afeto entre ela, sua mãe e filha e as pessoas que lhe deram suporte.

– Muitas mulheres construíram o caminho para que fosse mais fácil para a gente hoje. Eu incentivo outras mulheres a continuar não só por nossos filhos, mas por nós mesmas. Porque, acima de sermos mães, somos indivíduos que sonham e querem ir além. A rede de apoio vai aparecer para ficar do seu lado – concluiu Sarah.

Os cursos dos Espaços da Juventude abrem vagas regularmente. Para se inscrever, basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude e preencher o formulário disponível em www.instagram.com/juvrio.

• 12 de maio de 2023