Publicado em 10/10/2022 - 16:24 | Atualizado em 11/10/2022 - 16:55
  • Início/
  • /
  • Territórios Sociais, programa da Prefeitura que identifica famílias vulneráveis em favelas, será tema de debate
O programa Territórios Sociais atua em diversas favelas da cidade do Rio - Arquivo/Prefeitura do Rio

A experiência do atendimento às famílias mais vulneráveis da cidade, realizado pelo programa Territórios Sociais, da Prefeitura do Rio, será tema de evento no Instituto Pereira Passos (IPP) na próxima segunda-feira (17/10), como parte da iniciativa Circuito Urbano, do ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. No encontro serão apresentados a metodologia e os resultados de Territórios Sociais, uma política intersetorial e integrada, que visa identificar as famílias mais vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro, trazê-las para os serviços da Prefeitura e com isso reduzir o risco social em que se encontram.

Além do IPP, representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Ação Comunitária compartilharão um pouco dessa experiência, que envolve pesquisa, atendimento e monitoramento, e as informações coletadas subsidiam diagnósticos territoriais e auxiliam os órgãos municipais na avaliação de suas ações, bem como na implementação de novas iniciativas de atendimento da população vulnerável.

Segundo Andrea Pulici, coordenadora técnica de projetos especiais do IPP, o evento é um espaço criado para falar sobre a importância dos dados na criação de ações efetivas, com o intuito de não deixar ninguém para trás.

– É uma chance de consolidarmos o debate sobre a construção de políticas públicas integradas, que sejam baseadas em evidências e feitas para quem mais precisa.

O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na próxima segunda, às 14h, no Auditório do Instituto Pereira Passos, localizado na Rua Gago Coutinho, 52 – Laranjeiras. As inscrições para participação presencial estão abertas até 14 de outubro neste link. Espaço sujeito a lotação. Também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube.

O debate faz parte do Circuito Urbano, uma das iniciativas de comemoração do Outubro Urbano, realizado pelo ONU-Habitat para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2022, o foco é refletir sobre a redução de desigualdades e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sobre o programa

Realizado em parceria com o ONU-Habitat, Territórios Sociais vem atuando em dezenas de favelas da cidade, como: Providência, São Carlos, Rocinha, Alemão, Maré, Lins, Jacarezinho, Penha, Chapadão, Pedreira, Cidade de Deus e Vila Kennedy. Nesses locais, já foram realizadas 136.264 entrevistas. Cerca de 40 mil famílias entraram para o monitoramento de Territórios Sociais, 56.464 relataram situação de insegurança alimentar e 24.000 estavam em situação de extrema pobreza, sem inscrição no Cadastro Único para programas sociais. Uma vez identificadas, essas famílias passam pelo atendimento das secretarias municipais para inclusão em serviços, benefícios e encaminhamentos.

• 10 de outubro de 2022