Publicado em 13/09/2019 - 16:19 | Atualizado em 14/09/2019 - 14:49
  • Início/
  • /
  • Programa Territórios Sociais leva serviços e qualidade de vida a moradores do Jacarezinho
Agente observa o Complexo do AlemãoAgente observa o Complexo do Alemão. Foto: Gabrielle Garófalo/Prefeitura do Rio

Neste sábado (14/09), o Programa Territórios Sociais, em parceria com o Detran e a Fundação Leão XIII, estará no Complexo do Jacarezinho, das 9h às 12h30m, para promover mais uma ação social. O evento ocorrerá no CIEP Vinícius de Moraes, na Avenida Dom Hélder Câmara 1.715.

– O grande objetivo dessa ação social é trazer para mais perto da comunidade os serviços que ela mais necessita, promovendo o direito à cidade para famílias que, por algum motivo, ainda estão invisíveis para a rede municipal – explicou Andrea Pulici, coordenadora de Projetos Especiais do Instituto Pereira Passos (IPP) e representante do IPP no programa.

Os cidadãos terão acesso a diversos serviços gratuitos, tais como emissão de primeira e segunda via de identidade, agendamento de carteiras de trabalho e inscrições para o programa Minha Casa Minha Vida, além de outros nas áreas de Assistência Social, Emprego, Saúde, Educação e Habitação.

Focado nas famílias em situação de extrema pobreza, o programa tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social por meio de um conjunto integrado de ações públicas e faz parte das diretrizes do Plano Estratégico da Cidade, cujo lema é “Rio 2020: mais solidário e mais humano”.

O programa é coordenado por um comitê gestor com representantes da Secretaria da Casa Civil, do Instituto Pereira Passos (IPP) e das secretarias de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação, de Infraestrutura e Habitação, de Cultura e de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.  A ONU-Habitat entra como um parceiro importante que contribui com sua expertise metodológica e experiências internacionais.

O Jacarezinho é um dos 10 complexos contemplados pela fase atual do programa, que beneficiará mais de 420 mil pessoas de complexos de favela da cidade com os menores Índices de Progresso Social (IPS): Alemão, Maré, Chapadão, Pedreira, Vila Kennedy, Lins, Penha, Cidade de Deus, Jacarezinho e Rocinha.

No dia 31 de agosto, foi realizada a primeira ação social do programa, no Complexo do Alemão. Foram atendidos mais de 1.400 moradores. Entre os serviços mais procurados estava a solicitação de documentos civis como 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito (162 pedidos).

Os moradores tiveram ainda a oportunidade de participar de ações de promoção da saúde, com orientações sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, saúde bucal, tabagismo, além de sessões de auriculoterapia e massoterapia.

• 13 de setembro de 2019