Publicado em 12/06/2023 - 07:00 | Atualizado em 07/06/2023 - 22:45
  • Início/
  • /
  • Programa Territórios Sociais chega a mais cinco comunidades das zonas Norte e Oeste da cidade
Agente do programa Territórios Sociais - Divulgação

O programa Territórios Sociais, presente nos dez maiores complexos de favelas da cidade, começa a atender nesta segunda-feira (12/06) moradores de mais cinco regiões: Vila Sapê, Canal do Anil e Comunidade do Aço, na Zona Oeste, e Muquiço e Travessa Everest, na Zona Norte. Realizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, a iniciativa beneficia as famílias mais vulneráveis, em áreas com os menores resultados de indicadores sociais do Rio. Até o fim deste mês, 12 novas localidades serão contempladas com essa ação.

O Territórios Sociais é um programa que envolve várias secretarias e órgãos da Prefeitura e prevê a inserção nos serviços municipais de famílias que ainda não são atendidas pelo poder público. A ação está presente em dez complexos de favelas (Rocinha, Alemão, Maré, Lins, Jacarezinho, Penha, Chapadão, Pedreira, Cidade de Deus e Vila Kennedy) e, ainda, nas comunidades da Providência e do São Carlos, no Centro.

Com a expansão, a meta é que o protocolo do programa seja aplicado em 616 favelas, 87 conjuntos habitacionais e 144 loteamentos irregulares, beneficiando mais de um milhão e meio de pessoas.

Nos locais onde está presente, o programa já fez 144.209 entrevistas. Cerca de 42 mil famílias passaram a ser monitoradas, 26.886 relataram situação de insegurança alimentar e 25.830 estavam em situação de extrema pobreza, sem inscrição no Cadastro Único. Uma vez identificadas, essas pessoas são encaminhadas, por exemplo, para a inclusão em serviços e benefícios públicos.

A gestão do programa é feita por um comitê coordenado pelo Instituto Pereira Passos, com representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Ação Comunitária, Cultura, Trabalho e Renda, Planejamento Urbano, Juventude e Políticas e Promoção da Mulher.

• 12 de junho de 2023