Publicado em 24/03/2023 - 18:00 | Atualizado em 24/03/2023 - 21:07
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio e IBGE promovem ações de divulgação do Censo 2022 nas favelas cariocas
Prefeitura auxilia o IBGE na pesquisa do Censo - Divulgação

A Prefeitura do Rio, o IBGE, o Instituto Data Favela e a Central Única das Favelas (CUFA) criaram uma parceria para finalizar o Censo Demográfico 2022 nas favelas cariocas. Neste sábado (25/03), a partir das 10h, as equipes estarão na Rocinha, na Zona Sul, e na Penha, na Zona Norte, com a ação “Favela no Mapa” para incentivar a população a participar da pesquisa e para esclarecer dúvidas sobre o processo, que está em sua etapa final.

– O Instituto Pereira Passos, da Prefeitura, tem uma parceria de longa data com o IBGE. Com nossa experiência com programas como Territórios Sociais, que atuam diariamente nessas localidades, formamos recenseadores comunitários muito especializados no território carioca. Também podemos apoiar o IBGE com uma rede de conhecimentos locais institucionais muito potentes – explica o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine.

Equipes do Instituto Pereira Passos, das Subprefeituras das Zonas Norte e Sul, da Secretaria Especial da Juventude (JUVRio) e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher estarão atuando com ações de mobilização com as comunidades.

– Essa ação conjunta é uma demonstração de que o IBGE não mede esforços nem recursos em busca de parcerias públicas ou privadas capazes de somar para o Censo, para o Brasil, para os brasileiros. Estamos fazendo um trabalho incrível e inédito na história dos Censos, em que pesem todos os desafios e dificuldades que enfrentamos e que não nos fizeram recuar – afirma Cimar Azeredo, presidente do IBGE.

Na Zona Norte, a ação acontecerá na Praça São Lucas, no Complexo da Penha. Já na Zona Sul, será possível encontrar o estande na Saída B do metrô de São Conrado, próximo à Rocinha.

– Os dados do censo são fundamentais e funcionam como indicadores para direcionar políticas públicas e balizar a tomada de decisão dos gestores. Por isso é tão importante que todos os domicílios da Rocinha façam parte do cadastramento e estamos nesta força-tarefa para mobilizar toda a população – explica o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Parceria se estende até a finalização da coleta

Além das ações do fim de semana, a Prefeitura do Rio também está atuando no cotidiano do Censo 2022. O Instituto Pereira Passos disponibilizou agentes do programa municipal Territórios Sociais, moradores dessas comunidades, para auxiliarem na busca. O principal objetivo é encontrar pessoas que estavam ausentes no momento da primeira visita ou que, até mesmo, se recusaram a responder ao questionário. Ex-agentes do programa do município, com experiência em pesquisas domiciliares nos 10 maiores complexos de favelas da cidade, foram contratados pelo IBGE como recenseadores.

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher participa da ação ajudando na divulgação das informações a partir do contato com as lideranças comunitárias da região e afixando o material do IBGE  nas Salas Mulher Cidadã e nas Casas da Mulher Carioca. Já a equipe do projeto Pacto pela Juventude, da JUVRio, irá mobilizar os jovens dos núcleos Rocinha e Maré para sensibilizar a população sobre a importância do Censo. Cerca de 30 pessoas (13 jovens e 2 coordenadores do núcleo, totalizando 15 em cada) estarão dando suporte ao longo da pesquisa, até o fim de março.

• 24 de março de 2023