Publicado em 01/11/2023 - 18:22 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Instituto Pereira Passos lança livro sobre os caminhos para a felicidade de quem vive em uma grande cidade
O livro “Cidade, Igualdade, Felicidade”, escrito pelo ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O Instituto Pereira Passos (IPP), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio, lançou nesta quarta-feira (01/11), em evento no Palácio da Cidade, o livro “Cidade, Igualdade, Felicidade”, escrito pelo ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, com apresentação do prefeito Eduardo Paes. A publicação reflete sobre a maneira como a construção histórica de uma cidade é determinante para experiências de vida mais felizes e o papel essencial do poder público nesta jornada.

– O Peñalosa tem uma tese interessante. O sistema do mundo que está aí, injusto, capitalista, se formos ficar esperando a justiça social acontecer a partir do nível global dos países, nós vamos esperar sentados para não cansar. Nada vai acontecer. Essa justiça pode ser feita a partir da realidade das cidades. E foi o que o Peñalosa fez. É sempre interessante ouvir e ler estudiosos que tenham colocado a mão na massa – afirmou Eduardo Paes.

Segundo o autor, centenas de cidades no mundo em desenvolvimento irão crescer nas próximas décadas, um processo que deve ser aproveitado para alcançar melhores experiências de vida. Peñalosa defende que a desigualdade é o principal obstáculo para a construção de cidades melhores e que igualdade e felicidade precisam caminhar juntas. Ele também ressalta a importância da liderança necessária para essa construção.

– Sou muito grato pela publicação do livro no Brasil. O livro não é sobre o meu trabalho em Bogotá, não é um informe sobre minha gestão como prefeito. É um livro para convidar a uma reflexão sobre os desafios das cidades. Há muitas referências sobre diversas cidades do mundo. Eu proponho no livro que fazer bem às cidades é a coisa mais importante do nosso tempo – disse o ex-prefeito de Bogotá.

O economista e urbanista Enrique Peñalosa é reconhecido por suas contribuições à política urbana e de transportes na capital colombiana. Durante seus dois mandatos não-consecutivos como prefeito de Bogotá, ele revolucionou a abordagem da cidade a questões urbanas, implantando o sistema Transmilenio BRT na cidade.

– O Instituto Pereira Passos, como um órgão de informações, dados e evidências, tem trabalhado de maneira bastante firme para ampliar os conhecimentos sobre a cidade do Rio, mas também sobre todas as cidades do mundo. Esse é um livro muito interessante porque traz uma lição muito importante: uma cidade igualitária é uma cidade feliz. O cidadão que tem acesso à infraestrutura, amenidades urbanas e a uma boa qualidade do seu espaço na cidade, é um cidadão feliz – declarou o presidente do IPP, Carlos Krykhtine.

O Instituto Pereira Passos já possui uma linha editorial com diversas publicações relacionadas ao Rio de Janeiro, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre aspectos históricos, geográficos e sociais da cidade, metrópole e o conjunto do estado. A publicação mais conhecida é o livro “Evolução Urbana do Rio de Janeiro”, do professor doutor Maurício de Almeida Abreu, que já está em sua quinta edição.

• 1 de novembro de 2023