Publicado em 04/09/2023 - 17:18 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Concurso vai premiar teses e dissertações sobre o Rio de Janeiro. Inscrições já estão abertas

Foi lançado nesta segunda-feira (4/9), no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Centro, o 1º Concurso Público para Teses e Dissertações sobre o Estado do Rio de Janeiro – FRIPERJ – FAPERJ – IPP. A premiação é uma colaboração entre o Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O concurso marca sua edição inaugural com o propósito de reconhecer teses de doutorado e dissertações de mestrado que abordem diversos aspectos do desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico e patrimonial do estado do Rio de Janeiro.

– Esse é um trabalho que nós temos um orgulho enorme, promover a reflexão sobre o nosso estado, o nosso território e sobre a cidade do Rio de Janeiro. Isso produz conhecimento e muitos resultados para pensarmos nas nossas políticas daqui para a frente. Sendo assim, fechamos essa parceria com a FAPERJ para os próximos 4 anos – afirmou o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine.

O concurso selecionará e premiará duas teses de doutorado e duas dissertações de mestrado. Além disso, será concedida uma menção honrosa ao melhor trabalho, seja tese ou dissertação, que trate da capital fluminense. O primeiro colocado na categoria de tese de doutorado receberá um prêmio de R$ 18 mil, juntamente com uma bolsa de pós-doutorado oferecida pela FAPERJ. O segundo colocado receberá R$ 12 mil. Na categoria de dissertação de mestrado, os prêmios serão de R$ 10 mil e R$ 6 mil, respectivamente.

– As universidades não perderam a sua credibilidade, não perderam a sua importância. Juntos, acreditamos que somos capazes de trazer um diálogo sobre o nosso estado e, quem sabe, com os resultados que vierem, da proposição de uma linha de pesquisa permanente que pense o estado do Rio de Janeiro – explicou Roberto de Souza Rodrigues, reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e presidente do FRIPERJ.

O concurso aceitará trabalhos de diferentes áreas disciplinares, desde que tenham sido realizados em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela CAPES, em qualquer local do território brasileiro. Estes trabalhos devem contribuir para o conhecimento da realidade social, urbana, econômica, política, cultural, ambiental, histórica e patrimonial do estado do Rio de Janeiro, bem como para a formulação de estratégias e políticas públicas relacionadas a este estado.

– Quando o IPP apresentou a ideia de a FAPERJ apoiar o prêmio, nós aderimos imediatamente. Fazer parcerias tem sido uma característica muito importante para nós. Essa é uma maneira de multiplicar recursos e trazer editais voltados para o estado do Rio de Janeiro – pontuou Jerson Lima da Silva, presidente da FAPERJ.

Os trabalhos submetidos devem estar em português e terem sido defendidos e depositados entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2023. As inscrições e a entrega dos trabalhos poderão ser realizadas até o dia 2 de outubro. O edital completo do concurso pode ser acessado nesta página.

• 4 de setembro de 2023