Complexo do Alemão recebe ação do Programa Territórios Sociais neste sábado

Publicado em 07/02/2020 - 14:41 | Atualizado
Programa Territórios Sociais vai promover ação de cidadania no Alemão - Divulgação

O programa Territórios Sociais promove, neste sábado (08/02), uma ação de cidadania no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade. O objetivo é alcançar as famílias mais vulneráveis da região, oferecendo serviços gratuitos, como isenção para emissão de documentos, além de atendimentos nas áreas de saúde e social.

A iniciativa vai acontecer na Escola Municipal Professor Afonso Várzea, na Avenida Itaoca. O atendimento ocorrerá a partir das 9h, por meio de distribuição de senhas. Entre os serviços oferecidos estão: isenção para 2ª via de certidões, cadastro para o programa Jovem Aprendiz, orientações para emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, vacinação e outros nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e habitação. A ação ocorre em parceria com o Detran-RJ e a Fundação Leão XIII.

Mais de 2 mil atendimentos em ações da Maré e Rocinha

No dia 25 de janeiro foram realizadas ações no Território da Maré e no Planetário da Gávea, totalizando mais de dois mil atendimentos. No Complexo da Maré, a ação aconteceu em parceria com a Caravana Carioca de Férias, realizada pela Prefeitura com o apoio do Sesc. Enquanto as crianças participavam das atividades lúdicas da Caravana, os pais e outros moradores recebiam diversos atendimentos. Foram emitidas mais de 200 isenções para 2ª via de documentos como carteira de identidade e certidões, além de 130 inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida e cerca de 100 inscrições no Programa Jovem Aprendiz.

Já os moradores da Rocinha, foram atendidos no Planetário da Gávea, que disponibilizou sessões de cúpula para os participantes da ação, além de visita gratuita à exposição permanente do museu. Além disso, foram emitidas cerca de 150 carteiras de identidade, 93 isenções para 2ª via de certidões e mais de 100 atendimentos na área de emprego.

As ações do Programa Territórios Sociais, que até o momento já conta com mais de 11 mil atendimentos, serão realizadas nos 10 territórios abrangidos pelo programa: Maré, Alemão, Penha, Cidade de Deus, Jacarezinho, Rocinha, Pedreira, Chapadão, Lins e Vila Kennedy.