Portal Carioca Digital atinge a marca de um milhão de usuários cadastrados

Publicado em 08/01/2020 - 09:44 | Atualizado em 09/01/2020 - 16:45
Portal Carioca Digital - Reprodução

O portal Carioca Digital completou, nesta semana, a marca de um milhão de usuários cadastrados. Desenvolvido pela IplanRio (Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Rio), o site aproxima a Prefeitura dos cidadãos cariocas, por meio de serviços que são essenciais no dia a dia.

Inteligente e simples, o Carioca Digital oferece um leque de opções, onde basta o cidadão realizar um cadastro para acessar um espaço digital personalizado e ter informações sobre os serviços que são oferecidos.

– O Carioca Digital faz parte da estratégia de transformação digital da Prefeitura, que entrega ao cidadão o serviço eletrônico em qualquer tempo, em qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento até uma repartição pública para obter o serviço. Por exemplo, o cartão de estacionamento do idoso, que era emitido em três meses e agora é emitido imediatamente, bastando que o usuário se cadastre no Carioca Digital e baixe o seu cartão. Isso traz a agilidade e reduz os custos para a Prefeitura também – afirma o presidente do Iplan, Júlio Urdangarin.

Além da facilidade da retirada do cartão de estacionamento para idoso, o site disponibiliza serviço como acesso ao boletim escolar, consulta de contracheque pelo servidor municipal, consulta de multas, licenças de estabelecimentos e eventos, entre outros.Em média, são prestados mais de 160 mil serviços por dia.

Ricardo Sá, da Diretoria de Sistemas (DSI) e líder do projeto, afirma que o Carioca Digital tem como ideia facilitar a vida do cidadão carioca.

– Hoje, o cidadão otimiza o tempo e não enfrenta fila pelo Carioca Digital. O serviço online facilita muito a vida da população.

Desde o surgimento do Carioca Digital, em abril de 2014, o portal recebe uma média de 550 cadastros por dia. Tanto o servidor da Prefeitura, quanto o cidadão carioca podem ter acesso às informações.

– Essa marca de um milhão de usuários cadastrados é muito importante e relevante. Esse número mostra de forma significativa, como a Prefeitura vai além da questão de coletar lixo, escola e educação. São muitas pessoas que precisam dos serviços da Prefeitura – ressalta Fernando Ivo, Diretor de Planejamento e Novos Negócios da IplanRio.

Em 2020 a ideia é ampliar os serviços e trazer novos usuários para o primeiro portal do país a concentrar em um lugar só tantos serviços voltado para o cidadão.

IplanRio completa 40 anos com realizações como Taxi.Rio e Carioca Digital, de olho em novos desafios