Prefeitura inicia e entrega mais obras na Zona Oeste

Publicado em 01/07/2023 - 19:14 | Atualizado em 02/07/2023 - 21:29
A Prefeitura do Rio entregou, neste sábado, diversas obas na Zona Oeste - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhado da secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e do presidente da Geo-Rio, Anderson Marins, entregou, neste sábado (01 /07), as obras de contenção do Condomínio Vivendas das Patativas, no bairro de Paciência, na Zona Oeste. Os serviços eram uma demanda antiga dos moradores após deslizamentos de terra ocorrerem em alguns blocos.

– Uma alegria estar aqui, quero agradecer ao time da Geo-Rio e da Secretaria de Infraestrutura. Olhamos com muito carinho para esse lugar. Vimos as condições que vocês viviam e a possibilidade de fazer alguma coisa para melhorar a vida de vocês. Vamos terminar os blocos que ainda têm problemas – afirmou Eduardo Paes.

Para proteger e dar mais segurança à população, a área recebeu a construção de um muro de concreto armado e outro com ancoragem na base dos prédios foi erguido. Para reforçar a estabilização do local, um talude foi revestido com concreto projetado. Por fim, foram realizadas a construção de guarda-corpo e de viga estaqueada. As intervenções custaram aos cofres do município pouco mais de R$ 900 mil.

– O condomínio pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida e apresentava uma encosta desprotegida, o que deixava os moradores muito aflitos. Foi muito importante essa intervenção da Geo-Rio, em que nós fizemos não só a contenção, mas também de uma quadra, que era uma demanda dos moradores por conta da falta de área de lazer no condomínio. Com isso, eles ganharam proteção e uma área de brincadeiras para as crianças – disse Jessick Trairi.

No mesmo condomínio, o prefeito e o secretário de Habitação, Patrick Correa, entregaram 175 certidões de ônus reais aos moradores. A SMH também preparou a entrega dos contratos assinados pela CEF. Com estes dois documentos em mãos, os proprietários poderão ir aos cartórios para dar baixa na alienação e registrarem os imóveis em seus nomes.

– O título de propriedade faz toda a diferença. Primeiro, dá tranquilidade de ter a certeza de que o patrimônio é de vocês, não está em uma situação de insegurança jurídica. Isso traz a garantia para vocês, permite alguém que vá ao banco querendo montar um empreendimento, comprar equipamentos para montar um salão de beleza e consiga um financiamento. Quando tem a propriedade do imóvel é a hora de conseguir porque o banco vê o imóvel como garantia. Quando você recebe esse papel, se o apartamento vale dez, dobra o valor. O imóvel com registro é uma transformação incrível – disse Eduardo Paes.

Em Santa Cruz, a Prefeitura entregou as primeiras ruas urbanizadas e requalificadas na Comunidade do Rollas. O projeto contempla mais de 60 ruas da localidade, com redes de drenagem, de esgoto, pavimentação e calçadas. Serão urbanizados mais de sete quilômetros de vias públicas.

Na Vila Iêda, em Campo Grande, foi entregue mais uma obra de infraestrutura. Seis ruas receberam um novo sistema de drenagem e urbanização. A localidade também ganhou uma área de lazer. Foram implantados 1.497 metros de novas galerias pluviais, 7.860 metros quadrados de passeio e 12.775 metros quadrados de pavimentação em asfalto.

A nova área de lazer da Vila Iêda possui parquinho, mesas de jogos, bancos e recebeu plantio de mudas de Ipê. A localidade ainda ganhou uma quadra de areia para a prática de Vôlei e Futevôlei; futmesa, um campo de futebol novo e Academia da Terceira Idade reformada.

– Tínhamos uma dívida histórica com a região da Comunidade do Rollas. Fizemos urbanização e saneamento. São melhorias nas calçadas, pavimentação, rede de drenagem e esgoto. E a Vila Iêda era um problema histórico, em que os moradores sofriam com alagamentos. Um loteamento muito antigo em que fizemos a recuperação total da infraestrutura, com pavimentação, drenagem e uma nova rede de esgotamento sanitário. Além disso, entregamos a praça totalmente revitalizado – declarou o presidente da Rio-Águas, Wanderson Santos.

Neste sábado, a Prefeitura do Rio também deu início às obras de urbanização e infraestrutura do Bairro Maravilha na comunidade São Domingos Sávio, em Santa Cruz. Vinte e quatro ruas serão recuperadas com implantação de rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto sanitário, rede de água potável, construção de calçadas e pavimentação. As ações vão contemplar uma área de mais de 65 mil metros quadrados.