Publicado em 05/07/2024 - 17:29 | Atualizado em 05/07/2024 - 17:37
  • Início/
  • /
  • Prefeitura inaugura mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, que integra as obras do Anel Viário de Campo Grande
O novo mergulhão irá reduzir o trânsito no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro - Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (05/07), o novo mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, na Zona Oeste. A obra faz parte do pacote de intervenções do Anel Viário, dentro do Plano de Mobilidade de Campo Grande, projeto que está transformando o bairro mais populoso do país e que tem previsão de conclusão em 2026.

Com cerca de 400 metros de extensão, o novo mergulhão irá reduzir o trânsito no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro e ainda desafogar a Rua Professor Castilho. Participaram da solenidade o prefeito Eduardo Paes, a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi,  o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, entre outras autoridades.

– Campo Grande é um bairro com uma importância econômica enorme para a cidade. Essa é a primeira de muitas intervenções que já estão acontecendo e que vão acontecer. Isso valoriza o comércio, a indústria que tem aqui, o setor de serviços. É o que queremos, o Rio olhando para frente – afirmou Eduardo Paes, agradecendo a ajuda da Câmara dos Vereadores para transformar em realidade as obras no bairro de Campo Grande.

Antes das intervenções, os motoristas que se encontravam na Estrada do Monteiro dirigindo no sentido Avenida Brasil eram obrigados a virar à direita e contornar a Praça Francisco Barbosa, para acessar o Viaduto Alim Pedro. Agora, basta aos motoristas acessarem o mergulhão, passando por baixo da Avenida Cesário de Melo, e saindo do outro lado já na entrada do viaduto.

Dentro do Plano de Mobilidade de Campo Grande, a Secretaria de Infraestrutura já tinha entregado a requalificação da Rua Artur Rios, que ganhou uma nova rotatória. As obras incluem ainda outras importantes intervenções, como uma ligação expressa entre a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse, com a implantação de um túnel de 600 metros, com duas galerias, sob o Morro Luiz Bom. As obras do túnel seguem avançando, e a requalificação da Estrada da Caroba está em fase de conclusão.

Essas intervenções irão permitir o maior escoamento de tráfego de veículos na região central de Campo Grande, diminuindo o tempo de deslocamento pela metade, e facilitando a circulação pelo bairro. Com um investimento de R$ 286 milhões, o projeto inclui ainda dois quilômetros de ciclovia.

Nova Floresta da Posse: pulmão verde no coração de Campo Grande

Outra grande intervenção prevista é a implantação da nova Floresta da Posse, uma área verde no coração de Campo Grande, com 950 mil metros quadrados – algo equivalente a mais de 130 campos de futebol. Mais de 240 mil árvores serão plantadas e será feita a recuperação dos mananciais, além de proteção da fauna e da flora nativas.

Sete obras de urbanização, com melhorias viárias, têm início em Campo Grande

O prefeito Eduardo Paes também participou do início de obras complementares do Anel Viário de Campo Grande. Seguindo o Plano de Mobilidade, sete intervenções em vias importantes e de grande circulação do maior bairro do país serão transformadas com serviços de requalificação urbana, dando maior fluidez ao trânsito na região. Os investimentos para essas obras superam os R$ 200 milhões.

É o caso da Estrada do Monteiro. O projeto prevê melhorias físicas da via desde o novo mergulhão na Cesário de Melo até a Estrada do Magarça, propiciando ordenamento do fluxo viário, melhorias nas interseções, drenagem da via e ordenamento das paradas de ônibus.

Também foi iniciada a duplicação da Estrada do Lameirão, no trecho entre a Estrada da Posse até a Avenida Brasil, com implantação de uma rótula no cruzamento com a Estrada da Posse.

A Avenida Cesário de Melo receberá ainda melhorias físicas na interseção da Estrada da Caroba até a Avenida de Santa Cruz, passando pela Rua Joaquim Magalhães. Será implementada ciclovia, reordenamento das vagas e das paradas de ônibus.

Uma nova alça de ligação da Estrada Sete Riachos com a Avenida Brasil, no sentido Centro, está em execução. Uma rótula será construída para receber o fluxo vindo de Santa Cruz dando mais agilidade no trânsito.

Além disso, na Estrada do Tinguí, estão sendo executadas melhorias físicas ao longo da via, incluindo uma nova ligação até a Avenida Brasil, no sentido Centro, promovendo mais uma rota de saída de Campo Grande.

Binário Rio-São Paulo e Largo da Maçonaria também serão contemplados

As intervenções no Binário Rio-São Paulo resolverão um “nó viário” na interseção entre a Estrada Rio-São Paulo e Estrada do Rio A. A implantação será na Rua Vitor Alves, no trecho final da Estrada Rio-São Paulo, promovendo sentido único entre as duas vias. As interseções ainda ficarão mais organizadas na Estrada do Rio A.

Já no projeto de reformulação do Largo da Maçonaria, serão eliminados os cruzamentos viários na Estrada do Mendanha, melhorando o tempo semafórico e, promovendo o desvio do fluxo pela Rua Tenente Carneiro da Cunha. Também será implantada mais uma faixa de rolamento na Estrada do Mendanha entre o Largo da Maçonaria e a interseção com a Estrada da Posse.

– Todas essas obras fazem parte do pacote de mobilidade de Campo Grande. A Secretaria de Infraestrutura, a CET-Rio e a Secretaria de Transportes, com auxílio dos vereadores, desenvolveram todos esses projetos. Estamos com essas obras em andamento e, em breve, iniciaremos outras – disse Jessick Trairi.

• 5 de julho de 2024