Prefeitura inaugura Bairro Maravilha na Vila Kennedy, na Zona Oeste

Publicado em 17/09/2022 - 17:50 | Atualizado
A praça Ana Maria Nacinovic ganhou brinquedos novos - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhado da secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, inaugurou neste sábado (17/09) mais uma etapa do projeto Bairro Maravilha, desta vez na Vila Kennedy, na Zona Oeste. A Praça Ana Maria Nacinovic e as ruas Maria Regina Lobo Leite, Arildo Valadão, Reinaldo Silveira Pimenta e Mário Guilherme da Silveira foram completamente revitalizadas com obras de urbanização, pavimentação, drenagem e saneamento. Os trabalhos tiveram início em janeiro deste ano e o custo total foi de R$ 2,1 milhões.

–  É muito bom estar aqui na Vila Kennedy entregando esta praça e a urbanização do seu entorno. Temos que fazer sempre as coisas com qualidade, porque isso gera na população um sentimento de que precisa ter mais cuidado com os equipamentos públicos. Se a Prefeitura não cuida e fica tudo largado, as pessoas também acabam não cuidando – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O objetivo central do projeto de urbanização da Praça Ana Maria Nacinovic foi proporcionar aos moradores da região da Vila Kennedy bem-estar por meio de um espaço de cultura e lazer voltado para a prática de esportes. A Prefeitura construiu um campo de futebol em saibro, uma quadra de areia para vôlei e futevôlei e instalou duas mesas de futmesa. Os equipamentos contam com iluminação em LED e alambrado. Além disso, o campo de futebol recebeu um sistema de drenagem e tela de proteção superior. Foi instalada ainda no local uma Academia de Terceira Idade (ATI), com oito equipamentos para a prática de atividades físicas dos idosos.

A Praça Ana Maria Nacinovic conta também com prancha de abdominal e barras fixas para os adeptos de musculação, playground com escorregas, balanços e gangorras para as crianças e mesas com tabuleiro pintado para partidas de damas, xadrez e carteado. O espaço recebeu, ainda, plantio de grama e plantas ornamentais.

–  Estamos entregando hoje uma nova praça à população da Vila Kennedy. Tem Academia da Terceira Idade, brinquedos para as crianças, quadra de areia, campo de futebol, futmesa, bancos e mesas de concreto, para que as pessoas possam conversar e jogar. Além disso, fizemos a urbanização das ruas do entorno, com as obras do Bairro Maravilha, trazendo melhorias no asfalto e nas redes de esgoto e de abastecimento de água – explicou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

As ruas nos arredores da praça também foram revitalizadas pelo programa Bairro Maravilha. Além de ganhar novo asfalto, as cinco ruas tiveram seus meios-fios, sarjetas e calçadas recuperados pelas equipes da Infraestrutura. As galerias de drenagem e de esgoto receberam serviços de limpeza, as caixas de ralo foram reconstruídas e as grelhas e tampões dos poços de visita foram substituídos.

Rio-Águas inicia obras de drenagem em Campo Grande

A Fundação Rio-Águas deu início à obra de drenagem na Avenida Paulo Afonso, em Campo Grande, na Zona Oeste. Uma nova rede de drenagem de 839 metros será implantada na via e ainda haverá a recuperação de parte do canal que teve trechos danificados. A obra inclui também 7.505 metros quadrados de pavimentação e 2.987 metros quadrados de calçada.

– Essa obra no canal da Avenida Paulo Afonso é uma reivindicação antiga dos moradores.  Vamos fazer a drenagem de 839 metros do trecho próximo da praça. Neste processo, também vamos contemplar a Rua C, que tem sofrido com alagamentos – disse o presidente da Rio-Águas, Wanderson dos Santos.

Na Comunidade do Rollas, em Santa Cruz, a Rio-Águas também deu início a obras de urbanização e infraestrutura. As intervenções ocorrerão na Rua José Felipe Souza e em outras 30 vias adjacentes. As ruas receberão 4.057 metros de rede de drenagem, 12.948 metros de rede de esgoto, 494 metros de galerias de drenagem recuperadas e 14.261 metros de rede de água potável, 48.112 metros quadrados de pavimentação asfáltica e 12.167 metros quadrados de calçada.

• 17 de setembro de 2022