Prefeitura entrega nova obra de proteção de encosta na  Rocinha

Publicado em 05/04/2023 - 06:48 | Atualizado
A obra na Rocinha teve 560 metros quadrados de cortina ancorada e 235 metros de canaleta de drenagem - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Geo-Rio, entregou, nesta segunda-feira (3/4), obras de contenção de encostas na localidade conhecida como Portão Vermelho, na Rocinha, Zona Sul da cidade. Iniciados em março do ano passado, os trabalhos tiveram duração de 12 meses. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na execução de 560 metros quadrados de cortina ancorada e 235 metros de canaleta de drenagem.

– Essa obra era muito esperada pelos moradores desde 2019. Uma obra importante que traz mais segurança para a comunidade – disse o presidente da Geo-Rio, Anderson Marins.

O Portão Vermelho recebeu a construção de seis cortinas ancoradas, que, somadas, totalizam 520 metros de talude revestidos com concreto armado, além de tirantes. A técnica de engenharia tem como objetivo estabilizar a encosta, eliminando, assim, a possibilidade de deslizamentos. A Geo-Rio também realizou obras de drenagem e manejo de águas pluviais. Uma canaleta de 235 metros de comprimento foi construída no local para melhorar o escoamento de água da chuva.

Investimentos na Geo-Rio na atual gestão

Desde o início da atual gestão, a Geo-Rio recebeu investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões para atuar em pontos estratégicos e preventivos na cidade. Em novembro de 2022, foram duas entregas de obras de contenção na cidade, uma em Grumari e outra na Avenida Niemeyer. Em outubro, foi a vez das avenidas das Américas, em Vargem Grande, e Carlos Peixoto, em Botafogo, receberem os cuidados da fundação. Além disso, uma nova obra de contenção foi iniciada na comunidade da Mangueira.

Setembro também foi um mês recheado. Ao todo, quatro obras de contenção foram finalizadas, uma na comunidade do Barro Vermelho, no Engenho Novo, em Irajá, em Santa Teresa e na Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel. Em agosto, outras duas foram concluídas na Rocinha, uma no Beco 199 e no campo da Vila Verde, totalizando sete importantes obras na comunidade da Zona Sul para benefício direto de cerca de três mil moradores.

As mais de 50 obras entregues pela Fundação Geo-Rio desde 2021 já beneficiaram cerca de 250 mil pessoas.

• 5 de abril de 2023