Prefeitura do Rio instala ecobarreiras no Rio Pavuninha e em Rio das Pedras

Publicado em 21/12/2022 - 14:56 | Atualizado
Uma das ecobarreiras do Rio Pavuninha - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, acaba de instalar três ecobarreiras em rios de Jacarepaguá, na Zona Oeste. O Rio Pavuninha, em Curicica, e o Rio das Pedras, na Comunidade de Rio das Pedras, receberam pela primeira vez os equipamentos, com o objetivo de conter resíduos do espelho d’água dos canais.

Duas delas estão no Rio Pavuninha: uma no trecho entre a Rua Francisco de Paula e a Avenida Embaixador Abelardo Bueno; e outra próxima à Comunidade Asa Branca. A terceira ecobarreira está no Rio das Pedras, próxima à Estrada Engenheiro Souza Filho.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, destacou a importância dos equipamentos para a região.

– A instalação das ecobarreiras é um passo importante para a nossa região. Assim vamos evitar aumento da velocidade de assoreamento dos rios – afirmou Talita.

A limpeza dos equipamentos pode ser feita por equipes da Fundação Rio-Águas e do programa Guardiões dos Rios, da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima. As ecobarreiras retêm os resíduos flutuantes dos canais, facilitando a remoção, e ajudam a manter a limpeza do espelho d’água dos rios.

• 21 de dezembro de 2022