Prefeitura dá início às obras do Parque Piedade no antigo campus da Universidade Gama Filho

Publicado em 05/09/2023 - 10:44 | Atualizado em 05/09/2023 - 12:14
As intervenções começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio deu início, nesta terça-feira (5/9), às obras do Parque Piedade, na Zona Norte da cidade. O equipamento ocupará a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado após a falência da instituição em 2014. As intervenções começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno. O objetivo do poder público é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda.

– Existe todo um lado sentimental da Gama Filho e o que ela representou para gerações de cariocas e pessoas de fora do Rio que se formaram aqui. Infelizmente a universidade deixou de existir e isso virou um ponto de degradação, sacrificando a população dessa região da Zona Norte. Então, optamos por um parque, algo que a população possa frequentar. E o sistema Fecomércio vai ter uma unidade do Senac para esportes e educação. Vamos devolver a dignidade ao povo da Piedade e da Zona Norte. Importante que a população entenda que esse espaço é dela e que traga para si a responsabilidade de cuidar. O Parque Madureira é um grande exemplo, ele mudou a realidade daquela região da cidade – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O Parque Piedade será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. Os investimentos da Prefeitura do Rio com a obra são de cerca de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão das obras é de 15 meses. A desapropriação dos prédios foi calculada em R$ 47 milhões, que estão sendo depositados em juízo.

O projeto do Parque Piedade – Reprodução

O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Fecomércio RJ. Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol serão construídos para os frequentadores. Além disso, contará com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

– Iniciamos hoje a demolição para a construção do parque. Nessa área em que estamos será constituído um campo de futebol. E não faremos somente o parque, vamos fazer obras no entorno. Então, traremos melhorias para o bairro de Piedade como um todo – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

O complexo terá como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

– A gente vê o presente e o futuro repetindo o passado. A mesma coisa que aconteceu com o Parque Madureira vai acontecer em Piedade. É a Prefeitura investindo para beneficiar a população da região com uma opção de lazer e diversão. Também para termos um lado educacional, com oferecimento de cursos na parceria com o Sesc e Senac – declarou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Depois de a área do antigo campus da Gama Filho ficar abandonada por oito anos, a Prefeitura do Rio, em 2022, começou o processo de desapropriação dos imóveis do terreno. Após conseguir a posse dos dois primeiros prédios, deu início à retirada de imóveis menores da universidade, dando a partida para as obras e um novo estágio para esta região do subúrbio carioca.

Morador do bairro da Piedade há sete anos, Nelson Bispo dos Santos, de 49 anos, já se imagina utilizando o parque.

– É uma obra que vai trazer benefícios para a população, especialmente pra crianças e idosos. Além disso, a obra vai trazer empregos, rendimentos e capacitação. Piedade estava muito parada. Com a Gama Filho havia um movimento muito grande. Gosto muito de morar em Piedade e o bairro estava precisando de uma novidade como essa.

• 5 de setembro de 2023