Prefeitura conclui obras de recuperação do guarda-corpo da Ciclovia Tim Maia

Publicado em 29/06/2022 - 12:19 | Atualizado
Os novos guarda-corpos dão mais segurança a ciclistas e pedestres - Prefeitura do Rio

As obras de recuperação do guarda-corpo da Ciclovia Tim Maia, no trecho São Conrado – Barra da Tijuca, foram concluídas nesta quarta-feira (29/6) pela Prefeitura do Rio. A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e os subprefeitos da Barra da Tijuca, Raphael Lima, e da Zona Sul, Flávio Valle, estiveram presentes na reabertura do trecho. O serviço foi executado ao longo de 5,6km com custo total de R$ 4 milhões.

– Hoje, entregamos o trecho da ciclovia de São Conrado à Barra da Tijuca com novos guarda-corpos, que não têm valor comercial. É confeccionado com fibra de vidro, que é um material sustentável. Estamos garantindo a segurança dos ciclistas, de todos os usuários da ciclovia e também cuidando do meio ambiente – destacou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Nos últimos anos, as grades de proteção da Ciclovia Tim Maia foram vandalizadas em diferentes trechos. Como parte dos esforços da Prefeitura em combater os constantes episódios de furto e depredação do patrimônio público, a Secretaria de Infraestrutura fez a substituição de parte do antigo guarda-corpo, feito de alumínio, por barras de polímero reforçadas com fibra de vidro, um material sem valor comercial, mas sustentável, de alta resistência e anticorrosivo. A fibra de vidro é uma ótima alternativa para proteger o meio ambiente, por ser desenvolvida com recursos sustentáveis. Sua fabricação passa por processos simples, sem gerar resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

– As obras, além de garantirem a conservação da ciclovia, também vão proporcionar mais segurança para os usuários. O local sofria com furtos e agora recebe esse material sem valor comercial – conta Flavio Valle, subprefeito da Zona Sul.

Inicialmente, as obras estavam previstas para terminarem em fevereiro deste ano, mas por conta da pandemia de Covid-19 houve demora na entrega da matéria-prima vinda da China, responsável pela confecção do guardo-corpo.

– Tivemos, durante as obras, um atraso no fornecimento de matéria-prima, e com isso, a fabricação do guarda-corpo foi prejudicada – lembrou a secretária Jessick Trairi.

Ao longo dos oito meses de obra foram empregadas cerca de 140 pessoas, direta e indiretamente. Nos 5,6km de via foram utilizados 5.500 parafusos, porcas e arruelas que seguram as mais de quatro mil barras verticais que compõem o guarda-corpo.

– Estamos comemorando a recuperação de uma importante ciclovia da cidade, que além de ter muita relevância para mobilidade urbana, ser mais uma opção de área de lazer e conectar os dois bairros, também é ponto turístico – afirmou o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima.

As grades de proteção, antes feitas de alumínio, eram furtadas e vandalizadas – Prefeitura do Rio
  • 29 de junho de 2022