Prefeitura conclui obra de drenagem da Rua Alexandre Calaza, na Grande Tijuca

Publicado em 05/05/2023 - 17:33 | Atualizado
A Rua Alexandre Calaza - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu a obra de drenagem da Rua Alexandre Calaza, na Grande Tijuca, nesta sexta-feira (05/05). Com um investimento de R$ 1,9 milhão, o projeto de revitalização da via foi pensado para combater as enchentes que ocorrem na região em dias de fortes chuvas.

A obra da Rua Alexandre Calaza faz parte das ações estratégicas do Plano Verão, pacote de ações preventivas desenvolvido pelo município para minimizar os impactos das chuvas. A via era considerada pelo Centro de Operações Rio (COR) um dos pontos críticos de alagamento da cidade. Entre os serviços realizados pela Infraestrutura estão a recuperação do sistema de drenagem e da rede de água potável. O local passou, ainda, por uma revitalização do pavimento, das calçadas e dos meios-fios. Os serviços se estenderam por uma área de 6,1 mil metros quadrados.

A reurbanização da Calaza era aguardada com enorme expectativa por moradores, motoristas e comerciantes locais. Os trabalhos tiveram início em janeiro de 2022, mas, em março do mesmo ano, trilhos de bondes históricos foram encontrados pelas equipes da Prefeitura durante as escavações da rua, e o reparo precisou ser interrompido. Uma vistoria foi necessária e, com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as obras foram retomadas em junho.

A Rua Alexandre Calaza – Divulgação
  • 5 de maio de 2023